Mai Viagens –

Um paraíso chamado Jamaica! O que você não pode deixar de fazer!

Jamaica

PARA TUDO! Primeiramente quero que você saiba 13 motivos pelos quais você deve ir à Jamaica, então clica aqui para ver quais são eles.

Ahhh Jamaica….com certeza esse era um dos meus sonhos desde os meus 15, 16 anos … por aí…quando ouvia o Bob Marley trocentas vezes ao dia e via os clipes na MTV (eita entregando minha velhice,  mas quem nunca??).

Mas enfim … um dia meu sonho se tornou realidade e … em 2014 eu pude conhecer a Jamaica. Lembrando que esse não é um destino só para amantes do reggae e do Bob, mas sim um país de muitas praias lindas e um povo humilde e carismático.

Museu do Bob Marley, Jamaica

Primeiramente a minha viagem foi a trabalho, fui participar de um congresso e apresentar um trabalho numa Universidade em Kingston. Assim, meu roteiro foi elaborado a partir disso, um pouco limitado mas deu pra conhecer muita coisa. Por isso, acabei ficando uns quatro dias em Kingston.

E você, está pensando em ir pra Jamaica? se você está planejando visitar esse paraíso de praias paradisíacas, te dou dicas de roteiros abaixo, o que eu fiz, e o que eu recomendo fazer.

Nós com as bandeiras da Jamaica na Blue Lagoon, na Golden Hour: momento perfeição

Onde fica a Jamaica: A Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe, e está localizada na América Central. Importante dizer, pois quando fui pra lá muita gente achou que eu estava indo pra África. Não gente, a Jamaica não fica na África.

E uma dica top: Se você estiver pela América Central, aproveite o seu roteiro para conhecer Cuba e outros países ao redor. Nesse post eu mostro o que fazer em Cuba. Um roteiro casado entre Cuba e Jamaica é uma boa pedida.

Qual a melhor época para visitar a Jamaica?

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

A Jamaica é uma Ilha de clima tropical, com ocorrência de ciclones e algumas oscilações sazonais. Então fique atento.

Assim, a melhor época para visitar a Jamaica é durante a estação seca, ou seja, entre dezembro e abril. Nesta época do ano as temperaturas são mais amenas e a chuva é menor. No entanto, este período é considerado época alta e, por isso, as taxas de ocupação dos resorts é elevada e os preços da hospedagem em geral tendem a subir.

Snorkel em Monkey Island, Jamaica

Como ir do Brasil para a Jamaica?

Para ir do Brasil para Jamaica são comuns voos de Guarulhos para Kingston com conexão no Panamá. Entretanto, os voos não são baratos, saem em média 5 mil reais. Por isso é uma boa conciliar com viagens para Cuba, ou até mesmo Estados Unidos.

Quais documentos são necessários para entrar na Jamaica?

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

Os documentos para brasileiros entrarem na Jamaica inclui o bilhete de ida e volta, passaporte válido por pelo menos seis meses e cartão de vacinação contra febre amarela, bem como endereço de hospedagem na Jamaica.  Lembre-se que brasileiros tem Visa Free por 90 dias, consulte o site do Itamaraty para maiores informações: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/jamaica

Por que ir para a Jamaica? O que fazer?

Além de praias paradisíacas, lagoas de cor cristalina, povo amigável, destino de muito reggae, por outro lado a Jamaica também é berço de cantores famosos como Peter Tosh, Jimmy Cliff, Shaggy, Shabba Ranks, Bob e Ziggy Marley. Em consequência, possui uma vida noturna agitada.

Park Nelson Mandela, Kingston, Jamaica

Já te convenci? De qualquer forma veja abaixo opções de roteiro de 10 dias na Jamaica

Roteiro de 10 dias na Jamaica: O que eu fiz:

Eu parti de Salvador para Miami (apenas conexão), posteriormente pegamos o voo Miami- Kingston (04/01/2014) com a AmericanAirlines. Lembre-se: Mesmo em caso de conexão é necessário apresentação do visto americano.

Meu roteiro foi o seguinte, baseado no meu congresso em Kingston:

3 noites em Kingston (4 à 7 de janeiro de 2014)

2 noites em Negril (7 à 9 de janeiro de 2014)

1 noite em Montego bay (9 à 10 de janeiro de 2014)

2 noites em Ocho Rios (10 à 12 de janeiro de 2014)

1 noite em Port Antonio (12 à 13 de janeiro de 2014)

1 Deslocamento para o Brasil. Port Antonio para Kingston e Kingston – Miami – Salvador – Aracaju.

Nosso 360° pela Jamaica

O que fazer em Kingston, capital da Jamaica?

Ficamos em Kingston 4 dias e 3 noites devido ao meu congresso, caso contrário teria ficado no máximo dois dias.

Assim, esse tempo é suficiente para conhecer:

Devon House

Uma construção histórica e seu jardim que parece um oásis no centro de Kingston, há opções de bares e restaurantes em seu interior. Vale a visita.

Devon House, Kingston

Museu de Bob Marley

O museu fica localizado na casa onde Bob Marley morou até o seu falecimento. De fato, visitar a casa e ver sua história emociona até quem não é fã do astro.

Museu do Bob Marley, Kingston

Trench town

Trench Town é uma favela jamaicana, sendo de fato um dos guetos mais famosos do mundo. Lá nasceram e se criam grandes astros do reggae, dentre eles Bob Marley. Foi lá que o cantor escreveu “no, woman no cry”:

‘Cause I remember when we used to sit / In a government yard in trenchtown / Observing the hypocrites / Mingle with the good people we meet / Good friends we have, now / Good friends we have lost/ Along the way… / In this great future, You can’t forget your past
So dry your tears, I say … No woman no cry,  No woman no cry

Noite de Reggae no Morro

Kingston é repleto de festivais de reggae e outros festivais musicais. Assim, procure por atrações na época em que você estiver indo e aproveite. Com certeza é um ótimo jeito de se envolver com a cultura local.

Noite de Reggae no Morro

Primeiramente fizemos os passeios de ônibus e taxi. Depende da distância e do horário. Saiba que o transporte público é bem acessível. Pra chegar em TrenchTown recomendamos ir de taxi já que é um gueto. Além disso é melhor já deixar marcado com o táxi para pegar na volta também.

Onde se hospedar em Kingston, capital da Jamaica?

Nós ficamos na rede de Hostel Reggae Hostel mas já não existe mais em Kingston, apenas em Ocho Rios e Montego Bay.

Eu indico a você ficar no Bairro New Kingston. Sem dúvidas é um bairro muito bem localizado e perto das principais atrações.

Para se hospedar com conforto indico esse hotel aqui.

Se você está em busca de economia indico esse hostel aqui.

Está a procura de um hotel intermediário, bom e barato indico esse aqui.

O que fazer em Negril?

Negril fica há 218 km de Kingston. Fizemos o trajeto de ônibus com a empresa https://www.knutsfordexpress.com/ . De fato, Negril é uma praia mais local, ao meu ver, mas com praias fantásticas.

O que fazer em Negril?

Desfrute da Seven Miles Beach. Praia linda, areia branca, mar azul turquesa. Converse com os locais na praia, eles são muito alegres. Faça um mergulho. Fizemos um passeio de barco (nem vale deixar o preço pois foi há 6 anos atrás, mas não era nada absurdo – negocie!).

No fim de tarde vá até o Ricks Café, um famoso beach Club com muito reggae ao por do sol. Além disso o Ricks Café é conhecido por ser procurado por turistas que pulam dos Cliffs!

Negril tem muito reggae, muita festa. Não deixe de conversar com os locais e eles sempre lhe indicarão bons lugares para curtir uma música.

Onde se hospedar em Negril?

Nos hospedamos num hotel muito simples (na época ainda era estudante rsrsrs), vou deixar o nome aqui por que ele era bem localizado, mas não recomento. Ficamos no Villa La Cage e de lá eram 20 minutos de caminhada até a praia principal de Negril.

O que fazer em Montego Bay (MoBay)?

Montego Bay, também conhecida como MoBay é uma das principais cidades da Jamaica. Aqui a cidade já é mais movimentada, tivemos a impressão de ter mais pedintes, por exemplo.  Posteriormente, ao cruzar o centro e chegar na Doctor’s Cave todo o estresse da cidade desaparece.

O que fazer em Mobay?

Praia!!!!! E a Praia da vez chama Doctor’s Cave. Dica do dia: chegue muito cedo, aproveite a praia ainda vazia, pois acredite: depois das 10h estará lotada. As praias aqui são particulares, então tem que pagar um pequeno valor de entrada caso você não esteja hospedado nos resorts. A praia abre de 8:30 às 17:30 e o valor de entrada é 6USD. Se você quiser cadeiras guarda sol, etc, tudo é um valor a parte. Simplesmente a praia é linda. De fato uma das mais lindas que já vi.

A tarde recomendo conhecer o kraft Market e ver um pouco do artesanato local.

Glistening Waters Luminous Lagoon – A lagoa luminosa

Á noite alugamos um taxi e fomos ver uma Lagoa Luminosa que fica há 40 minutos de carro de Montego Bay. Não tivemos fotos pois não é qualquer máquina que consegue capturar (pelo menos há seis anos atrás), mas de uma olhadinha nesse link. Foi uma das experiências mais legais que eu já tive na vida. Não deixe de conhecer a Glistening Waters Luminous Lagoon! Vale a Pena.

Chegando lá na cidade de Falmouth, e no restaurante Glistening Waters, você pega um barquinho e posteriormente vai para o meio da lagoa onde você avistará um trecho fosforescente. Essa coloração se dá pela bioluminescência, que é uma reação química causada pelo microscópico fitoplâncton phytoplanktons bioluminescentes. Uma experiencia indescritível.

Onde se hospedar em Montego Bay (MoBay)?

Ficamos hospedados na Verney House Resort, gostamos muito além de ser possível ir andando para o centro e para as praias.

Montego Bay é destino de muitos cruzeiros, inclusive também tem um aeroporto internacional. Por isso é um destino muito procurado por turistas que procuram resorts all inclusive. E sendo assim essa opção de hospedagem não falta.

Para você que procura ficar num lugar top, com muito luxo recomendo esse resort aqui.

Você quer ir pro paraíso mas não abre mão da economia? Então eu indico esse hostel aqui.

Nem tanto ao luxo nem tanto à economia? Reserve esse aqui.

O que fazer em Ocho Rios?

De Montego bay pegamos um taxi e fomos para Ocho Rios (100km de distancia, em torno de 1h30).

Praia de Ocho Rios

Dica: Pechinche!!! Negocie muito antes de pegar qualquer táxi. Não deixe de se informar com o pessoal do Hotel e veja quanto vale o trecho para ter uma base de negociação. Use e abuse de ferramentas como o Uber e Google maps.

Em Ocho Rios aproveitamos a praia, que depois de Doctor’s Cave não é grande coisas, mas mesmo assim é linda. A entrada da praia custa em torno de 2USD e eles te dão um carimbo no braço para caso você saia e entre novamente.

Dunns River Falls

A atração principal de Ocho Rios é a Dunns River Fall. Inegavelmente uma cachoeira surreal, com grandes quedas da água que desemboca no mar. De fato essa é a cachoeira mais famosa da Jamaica.

Preste tenção no trajeto: para voltar da praia até a parte alta da cachoeira, você tem que escalar as pedras. É uma experiencia divertidíssima.

Dunn Rivers Fall, Ocho Rios, Jamaica

Não é permitido a entrada com nada além do biquini e sapatilha. Na entrada há um sistema de lockers onde você deixa seus pertences. Assim, entramos só com a gopro. É bom levar sua sapatilha para não precisar alugar e também um cadeado para o locker. Na época pagamos 5USD pelo aluguel do cadeado e compramos as sapatilhas por lá. Temos elas até hoje.

Com as sapatilhas para as cachoeiras

Considero um dia em Ocho Rios suficiente para essas atividades.

Onde se hospedar em Ocho Rios?

Chegando em Ocho Rios ficamos na mesma rede Reggae Hostel, que é muito bem localizada, bem ao lado da praia e perto dos restaurantes e tudo que precisávamos.

Caso você esteja a procura de uma hospedagem mais confortável indico esse hotel aqui. Mas se você não abre mão do luxo então reserve esse aqui.

O que fazer em Port Antonio?

No outro dia pegamos outro táxi e fomos sentido Port Antonio – 102 km (1h48) de distância. Chegando lá, depois de deixar as coisas no hotel, fomos para o passeio.

Blue Lagoon e Monkey Island

Salve a dica: contratamos um senhor para nos levar de uma espécie de “jangada” de bambu. Primeiramente ele parou na Monkey Island para um breve mergulho e depois seguimos para uma das atrações mais turística da Jamaica: A Blue Lagoon.

Snorkel em Monkey Island

Minha dica: essa parada foi melhor que a própria Blue Lagoon. Não que a Blue Lagoon não fosse linda, ela é maravilhosa, mas a água é gelada. Então aproveitamos muito mais a Monkey Island.  Os dois destinos são obrigatórios.

Jangada em Port Antonio

Ah…dizem os locais que o Filme Lagoa Azul foi gravado ali nesse lagoa.

Frenchman’s Cove

No outro dia acordamos bem cedo e fomos para a Frenchman’s Cove. Que praia! Uma das mais lindas que já conheci. A dica é chegar cedo obviamente e aproveitar antes que cheguem os turistas.  (outros turistas no caso rsrsrs)

Por fim, chegou o dia triste: o da partida: E contratamos um motorista para para nos levar ao aeroporto de Kingston. De port Antonio para Kingston são 88 km mas a estrada é muito sinuosa e perigoso. Saímos logo cedinho, pela manhã para pegar o vôo da tarde. A viagem leva 2 horas.

De Kingston fizemos novamente conexão em Miami, e finalmente voamos de Miami para Salvador, e ainda de Salvador para Aracaju. No total foram umas 40 horas de viagem, pois ainda tivemos um probleminha elétrico antes de decolar em Salvador.

Já sabe da novidade?? O blog Mai Viagens agora está também no Youtube! Corre lá para assistir os vídeos do Canal! Então corre, se increve e aproveite para viajar de casa por destinos incríveis.

Onde se hospedar em Port Antonio?

Por Antonio é uma cidade bem simples, e os hotéis são casas de famílias. Dessa vez ficamos hospedados no Montevins Lodge Hotel. Local simples mas por outro lado bem familiar e agradável. Também recomendo essa hospedagem boa e barata. Caso você queria mais luxo, recomendo esse aqui.

O que fazer na Jamaica?

Você está a procura de resorts all inclusive? Recomendo ficar em Montego Bay.

Mas se você está a procura de uma praia mais vibe mochileira e mais local? Negril

Por fim, se você está a procura de explorar a Jamaica? Conhecer o máximo de lugares e aproveitar muito?  Nesse caso recomendo o roteiro abaixo:

Roteiro de 7 dias na Jamaica:

1 dia em Kingston;

2 em Negril,

1 dia em Mobay (se precisar tirar um destino eu tiraria esse)

Também recomendo 1 um dia em Ocho Rios

1 ou 2 dias Port Antonio. O ideal seriam dois dias e uma noite.

E não esqueça de deixar 1 dia de deslocamento para aeroporto

Qual a moeda da Jamaica?

A moeda da Jamaica é Dolar Jamaicano. Assim, você pode trazer dólar americano e trocar. Atualmente a conversão está algo em torno de R$1,00 = 32,92 JMD

Baixe o e-book gratuito do blog sobre destinos baratos para viajar

Qual o idioma falado na Jamaica?

A Jamaica foi Colonia britânica durante décadas, hoje a Jamaica é uma nação soberana (desde 1962). Portanto, o inglês é o idioma oficial por lá.

Como é a gastronomia na Jamaica?

A comida é extremamente apimentada. Mesmo que você diga “no chili”, “no pepper, please”, “no hot”, “no spicy”. Pode ter certeza que estará muito apimentada. Assim, a nossa saída foi comer no burguer king e no KFC.

Por outro lado tem muita gente que adora a comida Jamaica. De fato, fora a pimenta a comida é boa.

Entre os pratos mais típicos da Jamaica, está o Jerk Chicken: um frango assado preparado com limão e especiarias picantes que pode ser acompanhado de arroz ou legumes.

Atenção Mulheres!! Você que ama o nosso nordeste, eu fiz um grupo só para nós mulheres, com a ideia de trocarmos experiências, dicas de hospedagem, gstronomia, caronas, parcerias e enfim … um grupo de ajuda mútua entre nós que moravamos, viajamos ou sonhamos em conhecer o nordeste. Clica aqui para entrar no grupo e vamos continuar planejando nossas viagens.

Qual a Religião na Jamaica?

A religião da maioria dos jamaicanos é o cristianismo, mas tem como fama o movimento rastafári que tem cerca de 24 mil adeptos, de acordo com o censo de 2001. Apesar de o rastafari ser facilmente associado à Jamaica, hoje apenas 10% da população adere a esse movimento, que prega a superação da opressão contra os negros.

Em sua maioria, os rastafaris são vegetarianos, naturalistas e vivem para pregar a paz entre os povos. Inegavelmente entre os seus adeptos mais famosos, estava o cantor jamaicano Bob Marley.

Rastafari

Quando ir para a Jamaica?  

A estação chuvosa vai de maio a outubro. Os ventos fortes são frequentes, pois a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão, ocorrendo furacões. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5000 mm.

Sem dúvidas, os melhores meses para visitar a Jamaica é de novembro a abril, durante a estação seca.

É seguro viajar para a Jamaica?

Seguro Viagem: America Central
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
Travel Assist 60 Am. Latina +COVID-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 13/dia*
CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

A Jamaica é o 5º país com maior taxa de assassinatos, perdendo apenas para El Salvador, Honduras, Venezuela e Ilhas Virgens Americanas. O Brasil ocupa a 14ª posição. Entretanto, viajar para a Jamaica é sim seguro, pois mesmo com essa elevada taxa de homicídios, ela não atinge a turistas. De fato a maioria dos crimes que ocorrem é por envolvimento com drogas e loterias. Então a dica é : Fique de fora disso!!

Snorkel na Jamaica

Ganja

Ganja é a gíria jamaicana para Maconha. Com certeza você vai ver alguém oferecendo ganja na maior liberdade do mundo. Estive lá em 2014 e era comum ver as pessoas fumando e vendendo. Mas atenção: ela só foi descriminalizada em 2015 e apenas para fins religiosos, científicos e medicinais. Saiba que multas são aplicadas para quem for pego fumando em público (algo em torno de R$20,00) e for pego sem prescrição médica.

One love

Duvido você ir até a Jamaica e não ouvir “one love”. É inevitável. É como o “axé” na Bahia ou o “Bula” em Fiji. O que isso significa? Assim como na música do Bob Marley One Love, One Heart, significa que independente da cor, da raça, da nação, somos todos um só! Muitas vezes o cumprimento vem acompanhado de “Respect man”.

É isso. Por fim, espero que você tenha gostado e sentido um pouco dessa vibe jamaicana passando aqui pelo blog.

Gostou? Quero saber se te convenci a colocar a Jamaica na sua lista de países a visitar antes de morrer.

Veja outros posts recentes do blog

One love.

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.