Mai Viagens –

Tudo que você precisa saber sobre Fiji

Curiosidades sobre Fiji no Pacífico

Primeiramente, quando vocês escutam falar sobre Fiji o que que vem logo na cabeça de vocês? Na minha ou vinha aqueles hotéis luxuosos nas ilhas paradisíacas ou aquelas onde gigantes da etapa de surf na Ilha de Tavarua. assim, essas eram as únicas imagens que eu tinha de Fiji. Por isso, nesse post vou falar tudo que vocês precisam saber sobre Fiji.

De fato, vale muito mais a gente ir e ver uma vez do que ouvir milhões de vezes sobre um lugar. É até difícil de imaginar, mas passei uma semana em Fiji no modo mochileira. Além disso, eu não era a única: conheci dezenas de mochileiros em Fiji.

Primeiramente Fiji é muito mais do que um país de resorts, Fiji é vida, natureza, cultura. Em suma, Fiji é um país incrível que ficou na minha lista dos top 5!

Sobretudo veja esse post onde eu falo sobre 7 curiosidades sobre Fiji.

Os Fijianos

Fiji é lindo, com uma natureza exuberante. Entretanto, Fiji consegue ser mais agradável graças à cultura Fijiana, povo acolhedor, hospitaleiro, sempre com um sorriso no rosto, amigáveis e felizes.

Além disso, é mais um povo para comprovar que dinheiro não é o que falta para sermos educados, dinheiro não é o que falta para sermos felizes. Afinal isso tudo vem de dentro: da personalidade, da empatia, e talvez até do sofrimento.

Mais um povo para a reflexão: a falta de dinheiro une as pessoas e faz valorizarmos mais o que realmente importa na vida? Não sei, é assim que me sinto cada vez que vejo amizades e famílias se desfazendo por causa de dinheiro e é assim que me sinto em cada país “pobre” que tenho visitado e me encantado.

Mas me diz uma coisa:

Você conhece alguém que tenha ido a Fiji?

Vai viajar e quer continuar conectado? Já saia de casa com o seu chip internacional disponível em mais de 100 países. Entre por aqui e ganhe 10% de desconto com o cupom 10% PROMO10 .

Estou perguntando porque Fiji é um paraíso, mas ainda não é tão explorado por brasileiros. Sabe por quê? Porque não é um dos destinos mais baratos para se visitar.

Vi muitos mochileiros, mas por outro lado nenhum do Brasil. Aliás essa foi a primeira viagem que eu fiz sem esbarrar com algum brasileiro por aí. Sim, de fato viajar do Brasil para Fiji é muito caro e longe, mas tem muitos brasileiros por perto: Na Nova Zelândia, ou Austrália.

Primordialmente eu preciso dizer uma coisa a vocês: Por favor, não deixem de conhecer esse Paraíso. Para você que está viajando pela Oceania coloque Fiji no seu roteiro e não vai se arrepender. Sobretudo aproveite que do outro lado do mundo é mais barato.

Onde fica Fiji?

Mas primeiramente, você sabe onde fica Fiji? Fiji fica no pacífico, vizinho de tantas outras ilhas paradisíacas como Samoa, Vanuatu, e por aí vai.

Enfim vamos falar de turismo em Fiji…

Uma das boas surpresas que eu tive em 2019 foi uma viagem despretensiosa para Fiji. Sim F-I-J-I. Nunca esteve nos meus sonhos, apesar de sempre achar um paraíso e ficar babando em frente ao Canal off sempre que algum programa era gravado lá. Entretanto, eu nunca havia planejado Fiji por ser extremamente longe do Brasil e caro, consequentemente. Pois até que um lindo dia recebei um e-mail com promoções de passagens (compromisso diário) e constava Fiji com um valor que cabia no meu bolso e na minha agenda.

Nessa época eu estava morando na Austrália, ta? Porque as passagens do Brasil pra Fiji… vou te dizer: difícil uma promoção. Da uma olhada:

Voo do Brasil para Nadi, Fiji

Enfim, comprei as passagens de Brisbane par Nadi (+- USD300), meio que com aquele frio na barriga e deixei pra ver o roteiro quase perto da viagem. Assim, por eu estar meio cansada, e Fiji parecia ser um lugar bem caro para ficar pipocando de ilha em ilha, resolvi juntar o útil ao agradável e simplesmente relaxar. Já te explico melhor.

Como Chegar Em Fiji?

Bem, primeiramente você precisa saber que a capital de Fiji é Suva, sendo um dos principais destinos, e fica no lado leste de Fiji. Outro aeroporto grande em Fiji fica na cidade de Nadi, em posição totalmente oposta, no lado oeste.

Diante disso, você precisa saber que as praias mais bonitas de Fiji se encontram justamente do lado oeste. Então o aeroporto de referência é o de Nadi. No meu caso eu nem passei pela capital. Meu voo foi direto de Brisbane, na Austrália, para Nadi.

Os voos de Guarulhos também desembarcam em Nadi, mas se caso contrário você conseguir voo apenas para a Capital, Suva, não se preocupe: a distância para atravessar o país – de Suva a Nadi- é de 190 km (ou 3 horas de carro).

Qual cidade escolher como base em Fiji?

Você sabia que Fiji é um arquipélago com mais de 300 ilhas? São muitas praias e muita beleza para se conhecer, mas sem sombra de dúvidas escolha Nadi pois as praias mais bonitas ficam nessa região.

Importante: o bonito de Fiji são justamente as ilhas. Sem dúvidas não adianta você ir e achar que as praias de Nadi serão bonitas como as fotos que você vê de Fiji.

De fato você não tem escolha: vai ter que ir pras ilhas, se não nem tem graça.

Como se deslocar entre as ilhas de Fiji?

Aí é que está o problema. Para fazer o trajeto das ilhas só existe uma companhia de barcos e com isso, o preço é elevadíssimo, devido à ausência de concorrência. Para vocês terem uma ideia: meu voo de Brisbane para Nadi saiu mais barato que o barco que eu peguei para ir até as ilhas.

Então prepare o bolso e siga em frente…porque vale a pena.

A companhia que opera o traslado é a AwesomeFiji, você pode comprar o ticket ida e volta da sua ilha de escolha ou pode optar pelo Bula Pass. Entretanto, saiba que cada ilha tem um preço diferenciado devido a distância.

Por exemplo, a South Sea Island fica há meia hora de Nadi e o trecho de ida custa FD$90,00 que equivale a USD40. Já o Coconut Beach Resort fica há 5 horas de distância e custa FD $185,00 , o equivalente a USD84,00. Consulte todos os preços aqui.

O que é o Bula Pass?

O Bula Pass é um sistema de Hop-on Hop-off de barco, que você paga uma tarifa única e faz quantos trajetos escolher de 5 a 15 dias. Mas atenção: com ele você só pode descer nas ilhas em que você tem reserva no Resort.

Como assim? O barco que faz esse traslado é grande e não chega até a praia. Assim os barcos dos próprios resorts (barcos pequenos estilo de pesca), conforme reserva dos hóspedes, vão ao encontro dos mesmos em alto mar. 

No meu ponto de vista esse sistema se torna muito cansativo, pular de ilha em ilha, além de ser caro você acaba não aproveitando as atividades dos resorts, e tem que se adequar ao horário do barco, o qual só tem um horário diário.

Logo abaixo você consegue ver quanto tempo o barco percorre desde o Porto em Nadi até cada resort. Só existe um horário diário.

O bom da vida é isso: Não ter padrão. Um dia dormimos em hostel, rodando o dia todo, e quase sem dinheiro para comer, no outro dia ficamos em resort e só relaxamos e comemos das melhores comidas.

Em suma digo que Fiji não é um lugar para gastar tempo de deslocamento de ilha em ilha! Haja tempo e dinheiro! Enfim um lugar e simplesmente aproveite. Se envolva na cultura local e aproveite toda a vibração boa desse povo.

Dessa maneira acabei ficando num resort e aproveitei seis dias e cinco noites muito bem aproveitadas.

Mas peraí, mochileiro tem vez em Fiji?

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

A vez em que zerei a vida e fiquei num resort numa ilha paradisíaca! Como assim? A pessoa que fica em camping, hostel agora está em resort? Calma que eu explico!

Em primeiro lugar, Fiji conhecida por suas praias e resorts luxuosos e com serviços premium, tem também opção para nós: aquelas pessoas que preferem poupar e assim poder fazer mais viagens.

Muitos resorts reservam um ou dois quartos para nós meros mortais que o que menos fazem nas viagens é dormir, e por isso preferem ficar em hostel.

Então sim, é possível ficar hospedado por algo em torno de 20 USD mais a taxa de alimentação de cada resort e viver como rei nesse paraíso tropical.

O que não fazer em Fiji?

Antes de mais nada eu não recomendo ir até a capital (Suva) ou ficar em Nadi (2ª maior cidade).

Fiji é composta por mais de 300 ilhas paradisíacas e eu acho uma perda de tempo ficar nas principais cidades. Mesmo assim dormi 2 noites em Nadi: uma na chegada e outra na saída, em virtude dos barcos operarem em um único horário e precisei adequar aos horários dos voos que partem do Nadi International Airport.

Onde se hospedar em Fiji?

Conforme dito acima, Fiji tem essa opção de resorts para mochileiros. E são muitas as opções.

É possível se hospedar por US$20,00 por noite, com toda a estrutura do resort e quarto compartilhado. Alguns resorts oferecem café da manhã incluso, outros é necessário pagar a taxa de alimentação e tem sistema all inclusive de forma obrigatória. Mesmo assim não se torna alto tão absurdo, tendo em vista que as comidas são maravilhosas.

Os hotéis oferecem ainda stand up, snorkel e caiaque normalmente de graça, alguns oferecem massagens, yoga, aulas de artesanato, culinário, e diversas atividades.

E esses hotéis realmente existem? Claro que existem e ainda vou citar os nomes pra vocês conferirem e escolherem conforme seus gostos. Alguns são mais badalados, outros mais calmos. Tem para todo gosto.  

The Beach House, Barefoot Manta, do Barefoot Kuata, do Blue Lagoon e do Nanuya Island Resort, Ratu Kini Backpackers and Dive Resort e o Octopus Resort

Para comprovar que é verdade o que eu estou falando, da uma olhada no preço de alguns deles:

Eu Escolhi o Octopus Resort e explico tudo sobre ele nesse post aqui.

O que fazer em Fiji?

Como eu disse acima, há apenas um horário diário de barco para as ilhas. Dessa forma eu cheguei em Nadi por volta das 10 horas da manhã e escolhi um hostel pé na areia para passar a noite, já que o barco sairia por volta das 8h da manhã.

Assim fiquei no Tropic of Capricornio, muito bem localizado e ao redor tem mais alguns hostels com estrutura legal também (paguei USD8,00).

No outro dia fui para a ilha, só o trajeto já é um tour de tirar o fôlego. Ao todo foram 3 horas de barco. Fui para uma ilha e fiquei lá por cinco dias.

 Depois do luxo do resort, acabei jantando cream cracker e café (pois tinha um sache de café que peguei do Octopus= cúmulo da pobreza).

Meu jantar no útimo dia em Fiji. Meu dinheiro se foi!!

Na volta tive um dia inteiro livre na cidade. Fiquei hospedada no Bamboo backpackers, o qual foi o hostel mais barato que eu encontrei. Nessas alturas eu não tinha mais dinheiro, só o dinheiro exato passar o domingo e ir para o aeroporto.

Turismo em Nadi? O que fazer?

Primeiramente gastei USD10 para ir de taxi até o centro,  pois era domingo e não tinha ônibus na cidade. Chegando lá visitei um templo hindu. Nele é cobrado uma taxa de 5 USD para aluguel do Sarong. Eu disse que não tinha mais dinheiro, pedi se podia usar a minha canga em volta da calça, até que me deixaram entrar de graça no templo. Não pode usar óculos de sol, chapéu, ombros a mostra, sapatos e não pode tirar fotos.

Do templo andei 5 minutos a pé até o centro, passiei pela feira local e vi uma celebração de igreja em um parque. Minha impressão: muito parecido com a Ásia: cheiro de curry, porém o ritmo é mais lento. Há varias religiões dentre elas o islamismo, hinduísmo e catolicismo. Depois de andar pelo centro peguei um transporte público do centro até o aeroporto, paguei 1 dolar e durou 15 minutos o trajeto.

Chegando no aeroporto contei minhas moedas para comprar um almoço e embarquei sem nenhuma moeda de Fiji para contar a história, porém com muitas lembranças boas.

A saída é ir para as ilhas!

Então é isso que eu recomendo vocês fazerem em Fiji! Vão para as ilhas!

Com base no horário que vocês chegarem, fiquem num hotel pé na areia e no outro dia cedo vão para a ilha que escolherem. Com certeza há quem prefira visitar varias ilhas e usar o Bula Pass como eu falei acima. Fica a critério de cada um.

A mesma empresa também oferece um pacote que chama Awesome Pass. Parece atrativo por você pagar um valor e poder usufruir da acomodação que quiser, usufruir do transporte e das refeições todas inclusas.

Por fim, vale para cada um pesquisar e decidir onde pretende ficar. Eu fiz todas as minhas escolhas separadamente. Porém vendo a cotação e o valor de hoje estaria valendo mais a pena pagar pelo pacote.

Não perca nenhum pôr do sol!

Definitivamente como eu sempre gosto de fazer, estive a postos em todos os sunrises e também aos sunsets em Fiji.

O primeiro foi no Tropic of Capricornio na Ilha principal. E foi até então o mais lindo que tinha visto na vida!!! O céu ficou totalmente rosa, mesclado com azul.

No outro foi meu primeiro dia na ilha, no Octopus Resort. Estava muito nublado mas por incrível que pareça ficou mais lindo que o do dia anterior, com tons de púrpura, azul, rosa.

No terceiro dia simplesmente o céu estava limpo e o pôr do sol foi igualmente incrível com o sol como uma bola de fogo gigante sumindo aos poucos no horizonte.

Baixe o e-book gratuito do blog sobre destinos baratos para viajar

O que levar na mala para Fiji

A mala para Fiji é muito simples: muitos biquinis, protetor solar, repelente, chapéu, óculos de sol, dinheiro e good vibes.

Em alguns hotéis os hospedes levam água mineral. No Octopus não precisa trazer água nem snorkel. Trazer camiseta e saia comprida ou calça pra visitar a vila, pois não deve-se mostrar os ombros e pernas.

Dinheiro: se tiver vindo da Austrália é melhor sacar dólar fijiano no ATM no aeroporto. Aliás sai mais barato do que fazer câmbio.

Chip de celular: Pega Vodafone, o mesmo da Austrália. Eu não comprei. Pode tbm na urgência ativer o Vodafone da Austrália e pagar 5 dolares por dia. Eu apenas usei a internet do hotel.

Fique sabendo:

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Língua: fijiano. Hindi e inglês! Todos os fijianos que conversei falam inglês e muito bem 

Capital: Suva.  Não conheci e nem recomendo ir se voce tem pouco tempo. Suva fica na costa leste da ilha principal. Assim, eu cheguei pela costa oeste (Nadi), que é onde se reúnem as melhores ilhas.

Moeda: dólar fijiano. Traga dólar australiano que é mais fácil de trocar. Alguns hotéis até aceitam o AUD.

Exigências para brasileiros: não há exigência de vistos de turista nem exigência de vacinas.

Cultura fijiana= flor no cabelo do lado direito se você é casada, do lado esquerdo se você é solteira. Mulheres devem cobrir os braços e pernas. Devem manter cabelo curto pois não é permitido prender o cabelo. Além disso, homens não devem ficar sem camisa e devem manter o cabelo curto. A partir de 21 anos é permitido beber kava. Não usam óculos escuros para manter contato visual. Aprendem duas línguas na escola. Homens usam saias.

Kava cerimonia= Bebida típica que todos usam, num ritual que não é nada místico. Apenas cultural. Tomam para dormir… para ficarem relaxados.

Fiji time= esteja sempre atrasado. Não tenha pressa. Dont’ rush. No hard. No rush

Quanto custa uma semana em Fiji?

Vamos a parte ruim da viagem né? Os gastos!

Fiji é fácil calcular, pois já que fiquei cinco dias num sistema all incluse, a contabilidade fica mais fácil.

Uma coisa importante a saber é o seguinte: Os resorts em Fiji tem sistema de compartilhamento de quartos, o qual vai custar em média US$13 por dia (depende muito do site e como realizar a busca).

Além disso você tem que pagar um plano de refeições de US$60 per Adult/ per day.

O transfer US$144,40 ida e volta.

O hostel em nadi custa na faixa de 8 e US$10. O hostel oferece transfer de e para o aeroporto, então só acrescenta nesse orçamento alguma lembrancinha, água e refeição a depender do horário que você chega ou sair de nadi.

Total para 5 noites (US$365 com plano de refeição) em resort e 2 noites em hostel (US$20), mais o transfer de barco (US$144,40 ida e volta).

Total: US$529,40.

Quer viajar pra Fiji gastando menos?

Você até consegue ir para Fiji, ficar nos hostel como Tropic of Capricornio, Bluewater Lodge, por exemplo (todos na mesma região) e pegar um único dia de tour. Pode ser. Entretanto não será a mesma coisa que estar todos os dias no paraíso!

Outros gastos:

Seguro Viagem: Oceania
Travel Assist 150 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (SUPLEMENTAR) R$ 23/dia*
GTA 60 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 17/dia*
AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 41/dia*

Por fim, no último dia como meu voo saia a tarde, aproveitei para andar em Nadi e conhecer as feiras locais e um templo hindu. Assim, como era domingo não havia ônibus, fui de taxi até um trecho. Depois andei pela cidade, o qual não recomento só para conhecer mesmo a cultura local e depois fui direto para o aeroporto com o ônibus local (US$0,50).

Água de Fiji: Ela é a água mais famosa do mundo! Mas atenção… o preço também corresponde à fama ta?

Outra coisa: Alguns resorts não oferecem água filtrada, então vi muitos hóspedes levando muita água de Nadi para as ilhas. Porque vocês devem imaginar que ter que comprar água mineral num resort deve ser 10x mais cara né? No caso do Octopus não é necessário: eles tem água filtrada a vontade. Caso contrário, vai ser mais um gasto para entrar no orçamento.

Veja outros posts do blog

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.