Mai Viagens –

Alagoas: Road Trip pelo litoral alagoano

Sem dúvidas Alagoas é o estado brasileiro com o litoral mais lindo desse país e com a segunda maior barreira de corais do Mundo. Assim eu já fiz um post aqui no blog com várias dicas de Maceió e hoje, vou falar mais desse estado, mostrando outras possibilidades ao redor da capital do estado. Então confira aqui nesse texto minha sugestão de road trip pelo litoral de Alagoas.

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Origem: Para quem vem de outros estados e chegará pelo aeroporto em Maceió, sugiro locar um carro na rentcars e ir em direção ao sul. Sendo assim, esse roteiro seguirá essa logística. Mas para quem vem de carro pelos estados vizinhos, só precisa fazer alguns ajustes nas dicas que estarão aqui.

Litoral de Alagoas

O trajeto sugerido nesse post pode ser percorrido em 5 horas, mas proponho fazê-lo em dez dias. Definitivamente o roteiro pode ser adaptado da forma que melhor lhe agrada, além disso, a depender do dia da semana, do clima e da tabua de marés, a praia que você estiver passando estará diferente.

Litoral Sul de Alagoas

Enfim vamos começar …pelo “começo” rsrs de Alagoas… no município de Penedo, o qual foi o primeiro povoado do Estado.

Penedo

A cidade de Penedo é ponto de origem de um passeio pelo rio São Francisco e que vai até a Foz ou Delta do Rio São Francisco: um encontro do Rio com o Mar.

Além disso, Penedo tem um preservado centro histórico, fundado no século XVI nas margens do Rio São Francisco.

Se você vem de carro dos estados ao sul de Alagoas, você deve chegar em Alagoas por Penedo, e se veio do aeroporto de Maceió sugiro também se deslocar diretamente para cá, 149 km de Maceió (cerca de 2h40).

Onde ficar? No hotel Encantos de Penedo você vai ter uma ótima noite para descansar bem da viagem, vai recarregar as energias com um café da manhã maravilhoso, tendo o melhor custo-benefício da cidade.

Pôr do Sol no Rio São Francisco

Praia do Peba

Distante 30 km de Penedo está a Praia do Peba, na área de preservação ambiental de Piaçabuçu. É uma curta faixa de área longe de áreas urbanas, sendo uma vila de pescadores e então você pode aproveitar uma praia particular por aqui (fora de férias e finais de semana).

Abro parênteses para uma dica importante: Não faça esse trajeto durante a noite. De fato andar pelas estradas desertas e cheias de canaviais não é nada seguro, além de que a estrada não é duplicada, não há postos de polícia por perto, e poucos postos de gasolina e não é bem sinalizada. Então evite a todo custo rodar depois do por do sol.

Seguindo pela AL-101 ao norte, 50 km depois da Praia do Peba você chegará no Pontal do Coruripe. As pequenas vilas de pescadores ao longo do caminho são um charme, e as cidades com sua arquitetura rústica e colonial, das casas simples, nos faz perceber a grande desigualdade social no nosso país.

Pontal do Coruripe

Este lugar ganhou fama por ter sido o primeiro lugar avistado pelos tripulantes da caravela de Pedro Alvares Cabral.  Aproveite a praia para relaxar e ver o artesanato local feito de palha. Se quiser passar a noite por aqui recomendo a Pousada Pontal Pôr do Sol, com um ambiente super acolhedor, chalés, com piscina, área social, etc. Confira, na melhor localização.

Lagoa do Pau

A 10 km ao norte de Ponta do Coruripe, conheça a pacata Lagoa do Pau: praia tranquila, natureza, rio, tartarugas. Um ótimo lugar para apreciar a simplicidade.

Dunas de Marapé/ Jequiá da Praia

Subindo mais 13 km ao norte, você chega nas Dunas de Marapé em Jequiá da Praia. Não crie expectativas para encontrar dunas, apenas vá e aproveite as belezas singular do lugar. De Maceió são vendidos passeios bate-volta para Jequié. Então quanto antes você chegar melhor para aproveitar a praia sem muitos turistas.

Se você preferir dormir por lá eu indico uma pousada bem simples, boa e barata: a OYO Pousada Portal Dos Coqueirais e o Flat´s e Hostel das Maria´s.

Trecho entre Coruripe e Praia do Gunga

Siga 30 minutos a norte até a Praia do Gunga. A estrada nesse trecho é linda. Aproveite para contemplar o visual panorâmico da estrada.

Praia do Gunga

Na praia do Gunga é parada obrigatória o Mirante do Gunga, onde você vai avistar um coqueiral e ao fundo a linha azul do oceano. Uma vista linda. Entre na fazendo do Gunga para aproveitar a praia, aqui também quanto antes melhor pois é uma praia que enche de turistas. Por isso tente não vir nos finais de semana.  Se quiser faça um passeio de Buggy pelas falésias da praia. Outro visual incrível.

Barra de São Miguel

Apenas 12 km ao norte está a Barra de São Miguel, com um mar esverdeado e a barreira de corais formando uma gigante piscina natural.

Praia do Francês

A Praia do Francês agrada aos surfistas, agrada às crianças (tem piscina natural), agrada os badaladeiros (tem bares badalados), ou seja, agrada todos os gostos. Para quem quer petiscar ou almoçar está no lugar acerto. Além de vários restaurantes pé na areia, você pode aproveitar para comer na Lagoa da Massagueira (polo gastronômico de Alagoas).

Almoço na Massagueira

Maceió

Maceió é um destino para um post exclusivo só pra ele. É uma cidade com muita opção de entretenimento e um bar do caribe. Aqui nesse post eu dou todos os detalhes para ter uma boa estadia em Maceió.

Litoral Norte de Alagoas

Ipioca

Um pouco ao norte de Maceió, apenas a 30 minutos de distância você encontra uma praia de areias brancas e mar azul, um pouco mais vazia que as praias de Maceió. Aqui é um ótimo lugar para aproveitar. Se quiser um lugar mais requintando aproveite o beach Club Hibiscus, nele você encontra bebidas, refeições além de massagem, djs, e um bom atendimento.

Paripueira

Logo depois de Ipioca, a 10 minutos de distância de Ipioca, você chega em Paripueiras: Aqui há várias opções de piscinas naturais para aproveitar as águas cristalinas de Alagoas sem muito turista. Vá com a maré baixa e aproveite o melhor que esse mar tem a oferecer.

Praia de Carro Quebrado

O acesso a praia de carro Quebrado é um tanto difícil, a estrada é de chão, e quando chove fica quase impossível passar em alguns trechos, sem contar na falta de sinalização e ainda sem sinal de GPS.

Acho que isso ajuda a dar um charme especial a essa praia, pois depois do perrengue para chegar lá, parar e dar de cara com essa vista não tem preço. A praia de Carro Quebrado (agora sei o porque do nome rsrs) fica a 1h 30 de Maceió, e 30 minutos de Paripueira.

São Miguel dos Milagres- Praia do Toque

São Miguel dos Milagres fica a 100 km ao norte de Maceió, sendo uma impecável vila de pescadores, onde você consegue fazer uma imersão em meio a tanta natureza. Lugar perfeito para relaxar, com várias pousadas legais pé na areia. Traga snorkel pois aqui é um lugar ideal para curtir as piscinas naturais. E se tiver com sorte receba a visita dos peixes-boi que vivem na região.

Atenção Mulheres!! Você que ama o nosso nordeste, eu fiz um grupo só para nós mulheres, com a ideia de trocarmos experiências, dicas de hospedagem, gstronomia, caronas, parcerias e enfim … um grupo de ajuda mútua entre nós que moravamos, viajamos ou sonhamos em conhecer o nordeste. Clica aqui para entrar no grupo e vamos continuar planejando nossas viagens.

Se quiser um lugar dos sonhos para aproveitar seus dias por aqui fique na Pousada do Toque, e se sinta no verdadeiro paraíso. Se estiver a procura de uma lugar simples, ao estilo B&B (bed e breakfast) com preço baixo recomendo a Casa Dona Maria.

Praia do Patacho e Praia da Laje em Porto de Pedras

Aqui é outro cenário de filme, encontre o melhor horário para se sentir numa ilha deserta, numa praia paradisíaca com piscinas naturais. O que mais você precisa? Lugar perfeito para relaxar, apenas a 20 km (40 minutos) de São Miguel dos Milagres.

Maragogi – Praia de Antunes

Enfim aqui estamos no auge da viagem: O lugar mais lindo de Alagoas está aqui em Maragogi. Antes de tudo, para aproveitar da melhor forma você deve estar atento à tabua das marés, sendo que o ideal é que esteja muito baixa pra aproveitar as piscinas naturais.

Fique um ou dois dais e aproveite os mergulhos e a tranquilidade do lugar, afinal não é tão fácil chegar aqui. Afinal, Maragogi fica a 130 km de Maceió, sendo que a estrada não é das melhores e o trajeto leva em torno de 2h 15 min.

Onde ficar: Maraga Beach Hostel oferece quartos compartilhados, a preço baixo; para quem está viajando sozinho na intenção de economizar e fazer amizades e ficar num ambiente agradável.  Se você não dispensa um lugar confortável e com atendimento primeira classe, verifique a Pousada Meraki Beach.  

RESUMO do Roteiro em Alagoas

1º Dia: Penedo

2º Dia: Praia do Peba, Pontal do Coruripe, Lagoa do Pau, Jequiá / Dunas de Marapé

3º Dia: Jequiá da praia, Praia do Gunga, Barra de São Miguel

4º Dia: Praia do Francês, Maceió

5º Dia: Maceió  

6º Dia- Praia de Ipioca, Praia de Paripueira, Carro Quebrado, São Miguel dos Milagres

7º Dia: Praia do Toque em São Miguel dos Milagres, Praia Patacho,

8º Dia – Praia da Laje em Porto das Pedras e Praia de Antunes em Maragogi

9º Dia – Maragogi

10º Dia – Maragogi- Maceió ou o seu local de destino.

Veja também…

Da mesma forma veja também 10 Lugares imperdíveis no nordeste!

Enfim essa foi a minha sugestão de road trip pelo litoral de Alagoas. Assim, se você curte o assunto não deixe de ver esses blogs incríveis que também estão falando de road trips:

10 Incríveis Road Trip pelo Brasil por Viajante Móvel;
Road Trip em Portugal por Vamos Viajar pra onde agora
Como organizar uma road trip por Se joga no roteiro
Roteiro África do Sul – Road Trip de 17 dias – por Experiência Bárbara
Roadtrip pelo sul do Brasil – por Viajando com a Cintia
Road trip Andaluzia: descobrindo a Espanha – por Só Penso em Viajar

Veja também posts recentes do blog

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (SUPLEMENTAR) R$ 5/dia*
VC 40 Brasil Assistência médica R$ 40.000 Bagagem extraviada R$ 1.000 R$ 8/dia*
Travel Assist 15 Brasil +COVID-19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 1.500 (SUPLEMENTAR) R$ 4/dia*