Mai Viagens –

Cuba: O que fazer em Havana e arredores?

Cuba é uma ilha do Caribe, conhecida pelas suas praias de areia branca, seu charuto, seus carros antigos da década de 50 e muito conhecida também pela sua história política que por anos esteve sob o regime comunista de Fidel castro. Adicionalmente, se você quer saber o que fazer em Cuba, vou lhe dar dicas ao longo desse post.

Mapa da Região do Caribe.

Estive em Cuba no ano de 2012. Apesar de eu ter ido para um congresso científico, certamente que eu também aproveitei para fazer turismos né, afinal vamos otimizar o nosso tempo.

Cuba tem muitas particularidades, e hoje enquanto escrevo esse post muita coisa mudou. Na época, Fidel castro era vivo, por exemplo, e o embarco dos Estados Unidos era muito mais forte. Atualmente muitos americanos conseguem viajar para Cuba a turismo e aos poucos a história dessa país está mudando.

Assim, as dicas que estou dando aqui são atualizadas com base na minha visita a esse país de pessoas encantadoras, além de dicas com base em pesquisas atuais.

Nosso roteiro em Cuba foi de sete dias, e ficamos hospedados na capital, Havana. Já que estávamos no congresso, fizemos nossa programação a partir de Havana, assim todos os passeios foram do tipo bate-e-volta.

Desse modo, nesses sete dias incluímos como destino Havana, o Vale dos Viñales em Pilar del Rio (principal região produtora de tabaco em Cuba), e a região praiana de Varadero.

Em todos os casos contratamos um taxista indicado pelo hotel e o mesmo nos levou em todos os passeios, o que ficou bem barato pois estávamos em 4 pessoas para dividir.

Nosso taxista e nosso transporte.

Como ir do Brasil à Cuba?

Vai viajar e quer continuar conectado? Já saia de casa com o seu chip internacional disponível em mais de 100 países. Entre por aqui e ganhe 10% de desconto com o cupom 10% PROMO10 .

Os voos para Cuba são realizados pela CopaAirlines, com escala no Panamá. Essas são as opções mais comuns e o valor mais baixo. Da mesma forma a Latam também oferece voos para Cuba, porém com escala em Lima. Assim como a Avianca com escala em Bogotá e Colômbia, e a AmericaAirlines com escala em Miami. (Atenção: quem for por Miami precisa de visto americano).

Sobrevoando o Caribe

Documentos necessários para entrar em Cuba:

Para os brasileiros em viagem para Cuba é necessário a apresentação de um passaporte válido e é recomendável que este esteja válido por mais de 6 meses depois de sua volta. Além disso é necessária a apresentação da passagem de avião com a data exata de ida e volta e pagamento da taxa estipulada pelo consulado para emissão de visto (Sim, é necessário visto para entrada em Cuba).

Atenção: Também há a necessidade de comprovação de vacina de febre amarela (desde 2017), veja aqui como providenciar.

Veja também alguns posts mais recentes do blog:

Como tirar o Visto para Cuba:

O visto para entrar em Cuba é obrigatório, mas não se preocupe: ele é conseguido facilmente no guichê de check in. Para isso, na hora do check in você só precisa preencher os dados e pagar USD20,00 para obtenção. É rápido e sobretudo prático. Sobretudo lembre-se que sempre é bom chegar com antecedência caso precise de mais alguma informação.

Vale a pena saber: eu viajei com a CopaArlines e não tive nenhum problema. Porém, eu soube que  a Latam não vende mais essa tarjeta de turismo no guichê de check in em Guarulhos, entretanto vende na conexão em Lima. Então, antes de tudo, procure saber junto a sua companhia, pois eu já soube de gente que não pode embarcar por estar sem o visto.

Adicionalmente, para quem parte de cruzeiro para Cuba também é possível conseguir o visto direto na agencia responsável,  porém o custo é maior (U$D70,00).

Que moeda levar para Cuba?

Existem hoje duas moedas correntes em Cuba: o peso cubano ou moeda nacional (CUP), e o peso conversível, mais comumente chamado pela sua sigla “CUC”. Esse último é o mais usado pelos turistas. O CUP é utilizado pelos locais, para pagamento de salários e suas contas. Já o CUC é o peso utilizado pelos turistas e tem um valor mais alto que o CUP (1 CUC equivale a 25 CUP).

Então para não se confundir: CUC é a moeda dos turistas. Você vai pagar tudo nessa moeda: hotel, restaurante, táxi. E às vezes nos supermercados, por exemplo, você pode se deparar com o  valor das duas moedas, então fique atento para não se confundir. 

O CUC tem o mesmo câmbio que o dólar americano. Ou seja, se o dólar americano estiver valendo R$4,30 , o CUC também estará.

Então eu posso levar dólar americano para Cuba?

Mesmo que o CUC e o Dólar americano tenham a mesma cotação, o dólar americano não é bem aceito em Cuba. Se você levar dólar americano pagará uma taxa de 10% devido ao embargo entre Cuba e EUA.

Então qual moeda levar para Cuba?

EURO! Sem sombra de dúvidas. Chegando em Cuba troque por CUCs! Não se preocupe em procurar uma casa de cambio fora do aeroporto. A variação do cambio é quase nada. Então em qualquer casa de câmbio sairá pelo mesmo valor.

Outra dica: Não vá pensando em usar cartões, lembre-se que em Cuba é quase uma viagem ao passado. Com toda a certeza a internet é ruim e sobretudo a modernidade não é o forte da ilha.

Dica importante sobre a saída de Cuba:

Se você é como eu (gasta todo o dinheiro antes de vir embora), saiba que em Cuba você pode se dar mal. Desde a entrada em Cuba, já deixe reservado junto do seu passaporte CUC25,00 para a TAXA DE SAÍDA DO PAÍS. Logo após realizar o check in na sua companhia, dentro do aeroporto, você terá que pagar essa taxa em dinheiro. Dessa forma, melhor deixar essa quantia reservada para você não gastar todo o dinheiro quando chegar no aeroporto. Aposto que você estava pensando em gastar tudo em souvenir né? É primordial que você guarde essa taxa.

O que fazer em Cuba?

Cuba é uma ilha que pode ser atravessada de ponta a ponta em 17 horas. Ou seja, as cidades são relativamente perto e dá pra conhecer muita coisa legal. A fim de tornar o post mais didático, eu listo 5 lugares para você visitar em Cuba:

1. Havana

Havana Vieja é o centro histórico da capital Havana – Lá não é a melhor opção para se hospedar mas é lá que se encontram os maiores pontos turísticos. Dentre eles o Capitólio, a catedral, as casas e arquitetura antiga. Além disso você vai encontrar muita agitação noturna, bares, restaurantes, salsa e principalmente muita festa.

Sem dúvida, em Havana Vieja você não pode deixar de andar pela Calle (rua) Obispo, tomar um mojito na Bodeguita del Medio (bar famoso por seu mojito e assinaturas e recados nas paredes do bar), além de fumar um autêntico charuto cubano.

Bodeguita del Medio em Cuba

Ainda em Havana é possível conhecer museus e fortes como o Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro, ou simplesmente Castillo del Morro, que é uma fortaleza colonial. Além disso, assista ao Cañonazo de las Nueve, tradição diária em Havana que acontece sempre às 21 horas.

Castillo del Morro em Cuba Havana

2. Pinar del Rio

Adicionalmente, Piñar del Rio é outro ponto a ser visitado em Cuba, é onde fica o famoso vale dos viñales e fica a duas horas a oeste de Havana.

Viñales

Além da beleza dos pontos turísticos, no caminho tem muita coisa legal para conhecer, como por exemplo a Soroa Waterfall, Mirador El salto e muitas atividades como passeio de cavalo.

Soroa Waterfal
Mirador El salto Cuba
Nosso passeio guiado de cavalo pela região.

Chegando em Viñales, você vai avistar o Parque Nacional de viñales, onde é possível visitar a Cueva del Indio (caverna em que você atravessa de barco de um lado a outro do rio). É simplesmente um espetáculo da natureza.

Interior da Caverna: Cueva del indio

Almoçamos em um restaurante particular (casa de um local), que nos serviu um verdadeiro banquete de comida deliciosa, arroz, salada, macaxeira, feijão, dentre várias opções tivemos lagosta no almoço. Pasmem: Além de gostoso, tudo isso custou U$D6,00 e foi indicação do nosso motorista.

Após o almoço visitamos as fazendas e plantações de tabaco. Aprendemos sobre o processo de preparo e podemos comprar charuto a preço mais baixo que em Havana. Sem dúvida vale muito o passeio e o contato com os Locais.

Fazendas de tabaco: nosso grupo, nosso motorista e um dos responsáveis pela fazenda .

3. Varadero:

Inegavelmente Varadero é a praia preferida dos turistas, e que fica 2 horas a leste de Havana.

Atenção: muitas praias cubanas não são permitidas para os locais. Por isso é de suma importância que você leve sempre o passaporte e não estranhe se o carro for abordado pela polícia para fiscalização.

Enfim, Varadero é uma das praias muito procuradas por turistas pela sua água turquesa, areia branca e principalmente pela quantidade de resorts all inclusive.

Minha dica: Evite ficar em resorts, a menos que você não queria conhecer a cultura local. Eu penso que uma viagem para ficar dentro de um resort se tornará chata e as coisas ao seu redor serão meio “fake”. Você concorda?

Fim de tarde em uma praia local: muita musica e farofada!

4. Trinidad

Esse é um destino que eu não fui mas queria ter incluído no roteiro. Primeiramente é uma cidade charmosa, além de ser considerada patrimônio da Unesco. Uma vez em Trinidad, aproveite para passear pelas ruas e ladeiras de pedra da cidade. Trinidad fica há 4 horas de Havana e o ideal é passar a noite por lá !

5. Playa de Ancón

Essa é uma praia paradisíaca que eu também não conseguir incluir no roteiro, mas com certeza eu tiraria Varadero do meu roteiro e encaixaria ela. Playa de Ancón fica em Trinidad e seria perfeito aproveitar essa cidade com essa praia maravilhosa por la.

Compre suas atrações em Cuba

Onde ir em Cuba?

Essa resposta ficou simples depois da pergunta anterior. Assim, eu recomendaria os mesmos lugares: Havana, Viñales, Varadero, Trinidad e Playa de Ancón.

Paisagens pelas estradas de Cuba

Onde ficar em Cuba?

Booking.com

Escolhemos ficar em Havana e considero uma boa escolha, já que todos os passeios podem ser feitos no sistema bate-e-volta. Duas regiões são boas para hospedagem: a região de El Vedado (polo cultural) ou Havana Vieja (cidade histórica).

Movimento noturno Em Havana Vieja

Qual o idioma falado em Cuba?

Em Cuba o idioma falado é espanhol.

Quando ir para Cuba?

A melhor época para ir a Cuba é a estação seca entre Novembro e Abril. As outras épocas do ano são muito chuvosas. Devem evitar-se os meses entre Agosto e Outubro devido ao risco de furacões. Por outro lado, a alta estação é normalmente a mais cara.

Cuba é Seguro para mulheres que viajam sozinhas?

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

Seguro Viagem: America Central
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 26/dia*
UA 40 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 QUARENTENA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.300 (SUPLEMENTAR) R$ 66/dia*
Travel Assist 60 Am. Latina +COVID-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 14/dia*

Cuba é um país seguro sim. Muitas mulheres podem não se sentir seguras ou se sentir desconfortáveis pelas cantadas que são frequentes em Cuba. Além disso, dificilmente um homem não vai comentar a beleza de uma mulher. Porém muitas vezes não é no sentido pejorativo e você pode apenas responder com um “gracias”. Não se preocupe. Cuba é seguro nesse sentido.

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Outro fato que pode ser desconfortável é a quantidade de gente pedindo coisas do tipo: um sabonete, caneta. Coisas que eu nunca vi serem pedidas em nenhum outro país. Eles são extremamente pobres e sabem que os turistas estão em hotéis que podem fornecer esse tipo de coisas de higiene pessoal para eles. É triste a história desse povo, mas mesmo assim eles se mostram sempre alegres.

O que mais gostei na viagem?

Baixe o e-book gratuito do blog sobre destinos baratos para viajar

1) contato com os cubanos – é importante lembrar que eles são muito pobres e muitas vezes eles não tem acesso à informação, mesmo assim eles são muito instruídos, são gentis e alegres. Nós turistas somos o meio que eles tem de conhecer o mundo, então eles demonstrarão interesse pela sua história.

Booking.com

2) a antiguidade dá uma charme em Cuba: tanto a arquitetura antiga quando os carros trazem um ar de “filme” para Cuba.

Havana Vieja

3) as praias paradisíacas – dispensa comentários né?

Fim de tarde no mar do Caribe

4) a comida : extremamente deliciosa, muito bem temperada, além de barata e em alguns aspectos parecida com a comida brasileira. Sinceramente eu gostei muito do tempero, mesmo sendo um país caribenho a comida não é muito apimentada.

5) Medicina tradicional em Cuba: estar próxima dessa história me encantou, como a medicina tem qualidade e é barata. Você sabia que em Cuba médico ganha como qualquer outra profissão? Lá os médicos não escolhem a profissão com base no salário e sim com base no amor e vocação. Infelizmente sabemos que sempre tem pessoas que escolhem as profissões, qualquer uma, pensando apenas no material e não na sua vocação.

Noni: uma das plantas medicinais mais utilizadas em Cuba. Estudei essa espécie no meu mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas

Por fim, te convenci a visitar Cuba? Me diz o que achou do Post. Primeiramente eu espero que você tenha gostado e que você aproveite essas dicas.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui, ou veja abaixo algumas opções disponíveis para leitores do blog.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão em compras realizadas através dos links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.