Mai Viagens –

Malasia: devo incluir no roteiro pelo sudeste asiático?

Petronas

Primeiramente a Malásia está situada no sudeste do continente asiático e faz fronteira terrestre com a Tailândia, Indonésia e Brunei, e fronteiras marítimas com Singapura. Assim, caso você visite a Malásia, pode colocar uns três dias a mais no roteiro para visitar Singapura.

Veja aqui minhas dicas de 10 atividades gratuitas para fazer em Singapura.

Lembre-se que a Malásia é um dos maiores Hubs do Sudeste Asiático (explico melhor aqui), sendo assim aproveite para visitar outros países como a Tailândia (veja minhas dicas), as Filipinas, Camboja ou demais países da região.

Língua, moeda, religião e cultura

A língua oficial da Malásia é o malaio, porém o inglês é falado facilmente além de outras línguas como chinês e hindi.

A moeda corrente é o ringgit e a religião oficial é o islamismo. Aliás, a Malásia é um país extremamente religioso, então não estranhe ver locais reservados para orações em meio a aeroportos, estações, praças.

Em termos de religão, a Malásia defende a liberdade de religião. Ainda, segundo a Wikipedia, “aproximadamente 61,3% da população é adepta do islamismo, 19,8% pratica o budismo, seguida do cristianismo (9,2%), do hinduísmo (6,3%) e do confucionismo, taoísmo e outras religiões tradicionais chinesas, com 1,3%.”

Além de religioso, a Malásia é um país multicultural, por isso a vestimenta não é algo tão rigoroso, a não ser quando você estiver planejando visitar uma mesquita ou algum templo. Lembre-se que cada religião e país tem suas crenças e devemos respeitá-las, pesquise antes de viajar. 

Onde ir na Malásia?

Malaca é rica em história e cultura, além de estar na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Além da capital Kuala Lumpur, quem gosta de praia vai amar conhecer o arquipélago Langkawi.

Os amantes de trilha e natureza devem incluir as colinas de Cameron Highlands. Você não abre mão de resorts? Então coloque na sua lista as ilhas Ilhas Perhentian. Além disso, George Town em Penang é um dos locais mais visitados com muito cultura oriental.

Kuala Lumpur, a capital da Malásia

Dica 1: o centro da cidade é realmente longe do aeroporto, por isso leve em consideração o deslocamento. Se você está em viagem, indo para outros países e tem algumas horas de conexão, não vale a pena de forma alguma rodar pela cidade.

Dica 2: Fique atento às exigências imigratórias. Eu falo mais aqui sobre vistos exigidos no sudeste asiático.  No caso da Malásia, nós brasileiros temos permissão de ficar até 90 dias sem visto.

Dica 3: O uber da Ásia chama Grab. Então baixe o Grab galera!

Dica 4: do aeroporto para o centro: é preferível pegar um transporte público. Procure o terminal para a linha de trem Express. Dependendo de onde você estiver vale a pena ir até a Sentral Station (KL), e de lá pegar um grab ou outro trem para o seu destino final.

Dica 5: Mantenha a calma e respire quando tiver que pegar um trem ou transporte público. Achei as estações um tanto confusas em KL (sim eles adoram siglas, ta?). E olha gente que sou bem acostumada com metros, cidades grandes, e geralmente me localizo bem com um mapa.

Transporte em KL – Malásia

Embora me pareceu confuso num primeiro momento, achei o sistema de transporte eficaz, abrangendo muito bem a cidade e barato.

Uma das coisas que me pareceu confusa foi a compra dos tickets do trem: Primeiro você tem que entender qual a estação que você vai e qual a linha. Entendido qual a linha, você compra um ticket no terminal (existem várias linhas dentro da estação central por exemplo), e o valor varia de acordo com a estação que você vai descer.

A principal estação utilizada para o transporte de trens é a KL Sentral, que conecta as principais linhas e fica no Central Business District (CBD).

Existem vagões exclusivos para mulheres, então você que está viajando sozinha pode aproveitar caso queira se sentir mais confortável.

A partir da estação KL Sentral, você pode pegar um ônibus gratuito. Isso mesmo GRÁTIS. Com ar condicionado, wi-fi e ecofriendly que te leva para as principais atrações turísticas na região central. Chama GO KL city bus.

Roteiro em Kuala Lumpur – Malásia

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Apesar de ser um país pequeno, vale muito a pena incluir a Malásia no seu roteiro pelo sudeste asiático.

Nesse outro post aqui, eu fiz um roteiro de 1, 2 ou 3 dias em Kuala Lumpur. Clica para ver as dicas e adequar no seu roteiro.

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

Veja também outros posts recentes do blog

Faça suas reservas pelo blog

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.