Mai Viagens –

Halong Bay: uma das 7 maravilhas naturais do mundo.​

Deixando de lado um pouco do caos de Hanói, que eu mostrei nesse post aqui, segui viagem num cruzeiro de dois dias e uma noite pela famosa e indescritível Halong Bay, uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Atenção: Antes de ir para o Vietnã, você precisa aplicar o visto, que eu mostro tudinho nesses post aqui. Além disso, nesse post eu falo tudo que você precisa saber antes de ir para o Vietnã.

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Halong Bay é uma das baías mais conhecidas do mundo. É formada por cerca de 2 mil ilhotas de calcário que emergem das águas formando um cenário espetacular e se espalham por cerca de 120 quilômetros de costa, banhadas por um mar cor esmeralda de encher os olhos.

A maioria das ilhas não é habitada, nem sofre de qualquer tipo de intervenção humana. Algumas escondem praias, grutas e cavernas, além de pequenas vilas flutuantes de pescadores. O local se tornou Patrimônio Mundial da Unesco em 1993.

Como chegar em Halong Bay

Para chegar em Halong Bay, tomei Hanói, como cidade base. Nesse post aqui eu mostro como conhecer e aproveitar Hanoi em 48 horas.

O percurso leva cerva de 2:30 – 3 horas, de carro e direto, e uma distância de 160 km. O jeito mais prático é contratar o Cruzeiro em Hanói e não se preocupar com nada. O cruzeiro inclui pick-up no hotel, assim como retorno até o centro de Hanói. Dessa forma você não precisa se preocupar com nada, apenas se deixar levar. Além disso, pode sair mais barato também.

Partimos de Hanói por volta das 7 h da manhã, numa viagem de 4 horas num micro-ônibus, até o porto onde pegamos o cruzeiro. No caminho, uma parada num local turístico para compra de artesanatos e café. Chegamos no pier por volta das 11h da manhã, fizemos o check-in e um banquete já estava nos esperando para o almoço no cruzeiro.

Qual Cruzeiro escolher na Halong Bay?

Antes de ir para o Vietnã, pesquisei muito e os blogueiros sempre falavam que era melhor reservar o cruzeiro em Hanói. Eu muito ansiosa quase reservei com antecedência, mas não fiz. Digo a vocês: realmente deixem para reservar em Hanói. Lá além de muitas opções o preço é absurdamente mais barato.

Caso ainda assim você deseja reservar antes, veja aqui algumas opções, como o Halong Fantasea Cruise, Ocean Cruise, o Golden Star Cruise, Majestic Halong Cruise,  por exemplo.

É importante dizer que muitos cruzeiros têm o mesmo nome, então você vai se sentir confuso quando verificar que o mesmo cruzeiro está sendo ofertado em várias agencias diferentes e com preços muito diferentes e as vezes existe uma palavra no meio que muda toda a categoria. Por exemplo: Golden Bay cruise ou Golden Halong Bay cruise. Por isso não vá pelo nome: certifique-se de perguntar tudo que é incluso e o que não está incluso no tour.

Eu escolhi um roteiro de 2 dias e 1 noite com a agência indicada pelo meu hostel, assim escolhi o Golden. A maioria dos barcos faz o mesmo trajeto e tem o mesmo tipo de pacote, que inclui transfer de ida e volta de Hanói, todas as refeições e algumas atividades.

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

Valor dos cruzeiros

Eu, como boa mochileira, tive sorte nesse cruzeiro: primeiro eu escolhi um quarto compartilhado, mas acredito que o quarto é tão pequeno, e as camas tão próximas que eles acabam não vendendo essa opção para mais ninguém.

Não sei se foi sorte ou eles já deixam para apenas uma pessoa mesmo. Então fica a dica e só reserve se você estiver disposta a arriscar. No final das contas, o meu barco tinha vários mochileiros viajando juntos em grupos de amigos e eles dividiam quarto, porém eu paguei mais barato que todos eles.

Em quarto triplo, por exemplo, o quarto deles custou USD330,00, ou seja, cada um pagou USD110 e eu paguei USD88,00. Isso é uma das coisas mais boas de se ouvir na viagem: que você pagou muito menos que a pessoa que está ao seu lado no avião, ou que você pagou muito menos que a pessoa que está no mesmo hotel que você. Por isso gosto de sempre dar dicas de como economizar aqui no site.

Esse valor do cruzeiro inclui o transfer, almoço, janta e café da manhã, além de todas as atividades como parada na praia, acesso às cavernas, fazenda de pérolas, caiaque, sunset party, aula de culinária local. Alguns cruzeiros oferecem yoga ou tai chi ao amanhecer. Bebidas são a parte, inclusive água em alguns tours.

Não cometa o mesmo erro que eu:

DICA: não sei por que, mas eu tinha em mente que as bebidas eram a parte, exceto a água. Não gente, a água também é paga a parte. Quando fiz o check-in no quarto haviam duas águas de brinde e eu nem tomei. Fui pegando água, mais água no bar… nunca anotaram o meu quarto porque como o número de passageiros é pequena, eles já te conhecem. Aí nem pensei que era cobrado. Resumindo… paguei 15USD de água em dois dias!!! Pior besteira que eu fiz.

Vai viajar e quer continuar conectado? Já saia de casa com o seu chip internacional disponível em mais de 100 países. Entre por aqui e ganhe 10% de desconto com o cupom 10% PROMO10 .

Dica extra para viajantes solteiros: Castaways Island

Existem várias opções de tour pela Halong Bay que são verdadeiros cruise-parties. Cruzeiros-festa com bebida inclusa, dj e muita badalação. Mas uma opção que achei encantadora é passar a noite na Castaways Island.

Já pensou em passar alguns dias numa praia privada em meio a Halong Bay, com apenas 5 bangalos de infraestrutura e com muita festa toda noite e muitas atividades durante o dia? Clique para saber mais.

Quando ir para Vietnã e Halong Bay

Eu fiz meu mochilão no sudeste asiático em outubro de 2019, e embora fosse a época certa de ir em alguns países na região e a época errada em outros (depende muito do país), eu não tive nenhum problema em relação ao tempo. Dos meus 40 dias pela Ásia, só choveu no último dia quando eu estava a caminho do aeroporto para ir embora, foi uma benção total essa viagem.

Mas falando em Vietnã e Halong Bay, as melhores épocas, sem muito risco de chuvas e monções são a partir de outubro até março. Junho, julho e agosto são os meses mais chuvosos e muitos passeios podem ser cancelados em virtude do mal tempo.

Quando eu fiz o passeio, estava começando a chover em Hanói quando peguei o transfer, porém quando chegamos em Halong Bay o tempo já estava boa, um pouco nublado, mas logo mais o sol abriu.

Roteiro de 2 dias e uma noite na Halong Bay

Eu considero 2 dias e uma noite o suficiente para conhecer a Halong Bay, e ao mesmo tempo relaxar num cruzeiro pela Baia. O tour sai num dia pela manhã cedinho do hotel e retorna no outro dia no fim da tarde.

As 11 horas fizemos check-in no barco, onde tivemos um almoço muito delicioso.

No barco estávamos em 16 pessoas mais a tripulação e o guia. Para quem tem enjoo de navio, não se preocupe que isso não é um problema na Halong Bay… o mar é calmo, e mesmo com vento o barco não balança. Assim seguimos viagem…

1ª Parada: Cavernas

Nossa primeira parada após o almoço foi numa das cavernas da região: A Hang sung sot cave ou conhecida também como surprise cave. Essa é uma caverna imensa e muito bonita, além de ter uma das vistas mais legais para a baia.

O ponto negativo, claro, é a fila de turistas que parecem ir todos no mesmo horário, afinal pontos turísticos tem esse pequeno problema, mas no final vale a experiência.

2ª Parada: Praia e Mirante

Segunda parada: Dao ti top, uma parada para banho na praia, com direito a um mirante com a melhor vista para a Halong Bay: não deixe de subir a pequena montanha para ter essa vista, são 200 degraus que valem a pena:

Sunset Party e pescaria

Voltamos para o barco para nossa “Sunset party” que na verdade foi umas frutinhas com uma hora de chopp liberada. Assim que escureceu tivemos nosso jantar, mais um banquete tradicional vietnamita.

Após o jantar ficamos livres para curtir: se você quiser continuar a noite fazendo festa, é só comprar a bebida e curtir o luau. Se quiser pescar lula aproveite porque eu nunca vi tanta lua junta por metro quadrado. Essa foi a chamada “squid time”.

No outro dia eu não ia deixar de ver o amanhecer na Halong Bay: uma oportunidade única, enquanto todos dormiam no barco.

Uma das melhores horas para apreciar a vista em silêncio. Nessa hora alguns barcos oferecem yoga, outros aulas de tai chi, no meu o pessoal quis mesmo dormir rsrs.

Cooking Class: Aula de culinária local

Durante nosso café da manhã, tivemos uma aula de culinária onde aprendemos a fazer os famosos rolinhos vietnamitas. Virei fã desses rolinhos que são como uns rolinhos primavera enrolados com uma fina folha de arroz e recheados com vegetais e carne. Podem ser fritos ou não.

A culinaria vietnamita é uma delícia, e não tive nenhum problema com as refeições do cruzeiro, pelo contrário: eu gostei demais.

Museu e Fazenda de Pérolas

Ainda cedo, visitamos o museu e fazenda de pérolas onde nos explicaram o trabalho manual de coleta, cultivo e tratamento das pérolas.

Ainda nesse mesmo lugar pudemos fazer um passeio de caiaque pela baia. Foi um dos passeios mais legais, com menos turistas ao redor, sendo possível parar e apenas ouvir o som da natureza.

E assim encerramos esse passeio incrível pela Halong Bay

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Resumo das principais dicas:

Quando ir: os meses ideais são de setembro a maio. Eu fui em outubro e peguei um pouco de chuva, mas mesmo assim o sol logo apareceu e foi um passeio maravilhoso.

Deixe para reservar o cruzeiro em Hanói, não caia na besteira de reservar antes. Não tenha medo de não ter vaga pois são vários barcos (em torno de 300) e com certeza você conseguirá vaga em algum deles e contratando presencialmente você vai pagar bem mais barato.

Para quem viaja ao estilo backpacker, há também opções de quarto compartilhado. Foi a opção que eu escolhi e dei muita sorte pois fiquei sozinha no quarto. Paguei a metade do preço e usufrui com tranquilidade.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.