Mai Viagens –

Byron Bay: turismo de experiência rural na Austrália

Byron Bay é uma cidade litorânea de 30 mil habitantes. Fica localizada na Austrália, no estado de New South Wales, exatamente a 68 km da divisa entre Queensland e New South Wales.

Byron Bay possui cenários exuberantes, com belas praias, parque nacional e um farol localizado na área mais oriental da Austrália, dentre outras paisagens. Com um baixo índice populacional, você logo imagina uma cidade pacata, mas aí você se engana. Byron Bay é puro agito devido a taxa de turismo ser muito elevada, sendo a principal fonte de renda da região.

Mas o que fazer em Byron Bay?

Ruas grafitadas em Byron Bay

Byron Bay foi um reduto hippie na década de 70 e essa cultura permanece até hoje, sendo a cidade apelidada de cidade mais hippie da Austrália.

A cultura hippie se reflete nos bares e lojas da cidade, no estilo de vida, bem como nos muitos festivais e shows musicais que Byron Bay recebe anualmente.

Aliado a cultura de Byron Bay, temos o estilo de vida australiano que é o estilo de vida mais “outdoor” que eu já conheci. Australiano gosto de fazer picnic, gosta de estender a canga no chão e reunir toda a família na praia, aniversários em praças e parques, australiano gosta de nadar, caminhar, fazer trilha e gosta muito de surf. Assim, as principais atrações na cidade envolvem a prática dessas atividades.

Em Byron Bay você vai ver praias lotadas de crianças aprendendo a surfar, estacionamento lotados de van com pessoas idosas estacionando para ir surfar. Não há restrição de cor, gênero, idade, bem como caminhada nos parques nacionais.

Em Byron você pode fazer aula de surf, ver golfinhos, ou assistir baleias no inverno, fazer stand up paddle, trilhas e o que mais você tiver criatividade para fazer.

Golfinhos pegando onda em Byron Bay

Bem, mas o título do post é de turismo rural, será que escrevi certo? Sim e é isso que explico agora no próximo tópico.

Turismo de experiência rural em Byron Bay

Como já mostrei aqui, australiano gosta mesmo de uma atividade ao ar livre, e de todos os tipos. Byron Bay é um destino procurado pelas praias e baladas, mas você não pode deixar de conhecer um pouquinho do lado rural da cidade.

Logo na chegada de Byron Bay, quando você sai da Pacific Highway em direção a Byron, logo na esquerda estará a “The Farm”. Descobri esse lugar por causa das instagramáveis fotos na plantação de girassol. Para a minha frustação, eu descobri meio tarde, quando os girassóis já haviam secado e até hoje espero para ter uma foto numa dessas plantações.

The Farm em Byron Bay

Bem…mas o que é “The Farm”? Como o nome diz é uma fazenda. Uma fazenda de verdade rsrs onde os donos cultivam diversos legumes e vegetais, criam galinhas, vacas, cavalos e tudo que uma fazenda tem direito.

Entretanto, o que é mais encantador ainda é que a Fazenda é baseada em agricultura orgânica e os animais são criados soltos, com dieta variada e tratados com respeito e compaixão. Além dos animais que abastecem a mesa, como aves, suínos e bovinos eles criam animais de estimação, como uma ovelha que foi abandonada pela antiga dona e resgatada por eles.

Baixe o e-book gratuito do blog sobre destinos baratos para viajar

Além das funções de fazenda, a “The Farm” tem um papel importante no turismo, dando a oportunidade para qualquer pessoa vivenciar essa experiência rural e aprender mais sobre um estilo de vida saudável.

Como funciona “The Farm” / A fazenda em Byron Bay

A fazenda está aberta diariamente e o acesso é gratuito, assim como algumas atividades também são de graça. A fazendo é claramente multifacetada: aqui você pode vivenciar plantação, colheita, alimentação, jardinagem, venda de produtos orgânicos, restaurante, padaria, programas educacionais, workshops para crianças, adultos e empresários, tours, locação para festas de aniversários, programa educacional para os feriados escolares. As atividades são inúmeras e depende muito da época do ano.

Padaria e Restaurante

A maioria das pessoas vai para tomar um café, um brunch, ou almoçar ou jantar, já que existe um restaurante e uma padaria muito bem estruturada. Nos finais de semana, quando eu fui, a padaria estava lotada. E o mais legal é que eles vendem pães, geleias e vários produtos orgânicos e coloniais.

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

Mercado Local

Na Fazenda são vendidos todos os produtos de uma verdadeira fazenda: muda de plantas, adubo, leite, ovos, legumes, verduras e produtos desenvolvidos localmente como pães, geleias, queijos.

Atividades gratuitas

Os visitantes podem explorar a fazenda sozinhos ou fazerem diversos tours. Sendo assim qualquer um é livre para visitar as plantações, fazer um picnic no campo, tirar fotos no campo de girassóis (no verão ta rsrs), etc.

Além disso a fazenda oferece vários tours, cursos e oficinas, sendo necessário agendamento e pagamento de inscrição. Mais detalhes sobre agenda e valores podem ser verificados no próprio site da fazenda (final do post).

Workshops para adultos

Os workshops englobam vários temas, com um calendário bem dinâmico e incluem Fermentação, agroecologia, produção de mel, cultivo de abelhas, produção de queijo, produção de pães, etc.

Atividades para Crianças

Na Fazenda eles tem uma programação bem bacana pra crianças, principalmente nos feriados escolares quando eles fazem uma espécie de “colônia de férias” com workshops durante as férias. Os workshops são baseados em consciência ecológica, num modelo de agricultura orgânica ensinando como as plantas crescem e nos alimentam.

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Tour na fazenda

Há diversos tours na fazenda, como passeios a cavalo e tours educacionais. Você também pode fazer um tour independente de 1,5 km sem pagar nada. Explore a fazendo no seu tempo.

Instagram e site do Fazenda em Byron Bay

Para acessar mais informações e fotos do loca, acesse o Instagram e o site oficial da fazenda.

Considerações

O que vocês acharam desse lugar? Eu amei e vocês. O objetivo desse post não foi nem tanto para mostrar uma possibilidade de turismo de experiência para nós viajantes e turistas, mas também e principalmente para empresários aqui no Brasil. Eu vejo esse tipo de atividade ainda tão pouco explorada e existem milhares de crianças que nunca viram uma galinha de perto, só no supermercado e isso é tão triste. Se pensássemos como esse tipo de empreendimento pode não só ser muito lucrativo como também pode ajudar no desenvolvimento de várias crianças e bem estar geral.

Outros artigos sobre turismo de experiência

Então para continuar estimulando turismos de experiência, vejam outros textos de algumas blogueiras que eu sigo:

Turismo de Experiência – o que fazer nas regiões brasileiras por Expedições em família

10 Destinos para Turismo de Experiência no Centro-Oeste por 6 Viajantes

Carnaval Experience, visitando um barracão de escola de samba por Vamos Viajar pra onde agora

Turismo de Experiência no Peru por Se joga no roteiro

Uma experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard – por Abcdosviajantes

Posts recentes do Blog

Você também ama uma praia e natureza? Então veja aqui 10 lugares imperdíveis para conhecer no Nordeste brasileiro.

Reserve sua viagem pelo blog

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.