Mai Viagens –

Bélgica muito além de Bruxelas: roteiro de trem pelo país

Praça Central de Antwerp

Primeiramente, a Bélgica é um país pequeno, cuja maior distância interna é de 300 km, e fica situado na Europa ocidental, fazendo fronteiras com França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda. Por isso é um país que normalmente é visitado numa viagem casada com Paris ou Amsterdam.

Não cometa esse erro:

De fato, um erro enorme que muita gente comete ao viajar é colocar apenas as capitas, ou maiores cidades no roteiro. Assim, já te adianto que a Bélgica, é um país em que você não pode cometer esse erro.

A Bélgica possui como capital Bruxelas, e aqui nesse post eu mostro o que fazer na capital. Entretanto, as maiores belezas da Bélgica encontram-se no interior. Cito três exemplos: Brugges, Guent, Antwerp.

Minha sugestão de roteiro pela Bélgica

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Primeiramente, eu dividi o meu roteiro de 15 dias na Europa, em 2013, com as seguintes cidades:

Como o  meu objetivo era Amsterdam e Londres, onde encontrei com algumas amigas e fiz a Bélgica numa viagem solo, entre esses dois destinos. Dessa forma, meu roteiro eu dividi da seguinte forma:

  1. São Paulo – Amsterdã (KLM +- 15 horas) – 4 dias em Amsterdã
  2. Amsterdã – Antuérpia (trem + – 1h30min – 2 dias e 1 noite em Antuérpia
  3. Antuérpia – Bruges (trem + – 1h30min) – 2 dias e 1 noite em Bruges
  4. Bruges – Guent (trem + – 25 min )  – 1/2 dia em Guent
  5. Guent – Bruxelas (trem + – 30 min) – 2 dias em Bruxelas
  6. Bruxelas – Londres (eurostar – 2h 10min) – 5 dias em Londres

Sem dúvidas, o roteiro a ser feito depende de quantos dias você tem e qual o seu orçamento e prioridades. Porém, o roteiro mais comum é acrescentar Paris, ao invés de Londres. De fato opções não faltam para explorar a região, e os valores e preços dos tickets de trem você pode conferir nesse link.

Um roteiro de trem apenas pela Bélgica ficaria da seguinte maneira: Bruxelas – Antuérpia – Bruges – Guent – Bruxelas.

Roteiro de trem pela Bélgica

Cidades para visitar na Bélgica

Antwerp / Antuérpia

Antwerp

Saindo de Bruxelas, você pode fazer esse passeio bate-volta se preferir. Há trens saindo de 15 em 15 minutos da estação Bruxelas Nord e o trajeto leva em torno de 40 minutos, custando 10 euros.

A belíssima estação de trem de Antwerp

Antwerp é a segunda maior cidade da Bélgica, é conhecida como o centro da indústria fashion (visite a rua Meir) e como o centro mundial de lapidação de diamante, uma vez que mais de 70% do diamamente do mundo é tratado na cidade, a tornando a maior economia na Bélgica.

Um dos símbolos de Antuérpia

O porto de Antwerp é o segundo maior da Europa. Ao contrário de Brugges e Ghent, é uma cidade dinâmica, com muitas opções de entretenimento. Dessa forma, reserve ao menos dois dias e uma noite para aproveitar.

Conheça o prédio mais antigo da cidade, o castelo Het Steen, se delicie com as cervejas belgas e visite a cartão postal da cidade: O Antwerp Market Square (Grote Markt). Veja a foto e me diz se não lembra aquelas caixas de biscoitos que a gente sonha em ganhar para um chá da tarde?

Antwerp

Ghent / Guent

É uma pequena cidade universitária e cultural na Bélgica, com uma população de 260 mil habitantes, sendo 60 mil estudantes. Repleta de construções medievais, logo na chegada percebe-se o ar tranquilo da cidade.

Ghent é cheia de gramados, parques e bicicletas. Sim, porque Belga que é belga anda de bicicleta.

Bicicletas em frente à estação de trem.

Não há desculpas para não andar de bicicletas, não importa o clima, não importa a ocasião ou o peso que se carrega. Vi mulheres festidas para festa carregando engradados de cerveja, assim como idosas, não importa a idade ou o gênero.

Bicicletário em Ghent

Ghent é uma cidade calma, e ainda com muito o que se ver e fazer. Há diversos bares na cidade, lanchonetes, cozinhas diversas, além de muitos festivais e concertos.

Cafeterias e Restaurantes em Ghent

Por ser uma pequena cidade, ela pode ser vista num bate-volta de Antwerp ou Brugges. Em poucas horas você conhece os principais pontos da cidade.

Brugges / Bruges

Essa de fato é uma cidadezinha medieval da Bélgica (120 mil habitantes), sendo a cidade mais romântica que já estive até hoje e uma das cidades mais lindas da Europa, conhecida como a Veneza do Norte.

Praça Central de Bruges

Apesar de pequena, há muito para ver e aproveitar. Assim, recomendo passar uma noite e dois dias na cidade, desfrutando a calmaria das suas ruas bem arquitetadas, nas cafeterias, nos restaurantes da cidade. As construções… os canais…tudo parece ser pintura de um livro.

Begijnhof

OFERTA RELÂMPAGO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: CRIANCA
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 15/10/2020 para viagens em qualquer data)

Vai viajar e quer continuar conectado? Já saia de casa com o seu chip internacional disponível em mais de 100 países. Entre por aqui e ganhe 10% de desconto com o cupom 10% PROMO10 .

Gostou do roteiro? Espero que você tenha gostado. Deixe nos comentários se você tiver alguma dúvida sobre o assunto e 🙂

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Veja também outros posts recentes do blog.