Mai Viagens –

Road Trip na Austrália: Uma das viagens que mais quero repetir

A Austrália é um dos seis países maiores do mundo, ficando atrás apenas da Rússia (1º), Canada (2º), China (3º), Estados Unidos (4º) e Brasil (5º), não sendo, de fato, um país para conhecer em poucos dias.

Felizmente, eu tive a sorte de morar na Austrália por 1 ano (outubro de 2018 a novembro de 2019) e pude conhecer um pouquinho do país e uma das viagens que fiz e mais quero voltar para refazer é uma road trip a partir de Brisbane até próximo de Sydney.

Quando fomos para a Austrália, chegamos em Brisbane em outubro e a road trip foi a nossa primeira viagem, a qual foi no recesso de final de ano: entre Natal e Ano Novo. Até então só havíamos conhecido a Gold Coast e região, que fica a 77 km de distância de Brisbane.

Nossa road trip foi uma viagem meio que de última hora, não sabíamos que eu estaria livre com esse recesso e então foi uma das coisas boas também: pegar o carro e sair meio sem rumo.

Como é a Pacific Highway na Austrália

Se eu pudesse descrever a Highway da Austrália em uma palavra seria: PERFEITA. Imagina uma rodovia muito boa, com três faixas de carro só num sentido. Você viaja dias e dias e não ve um buraco ou acidente, o máximo que você vai ver são cangurus ou coalas tentando atravessar e sendo feridos.

Não há cruzamentos, não há postos na beira da estrada com perigo de sair algum motorista desatento… se você precisa entrar em alguma cidade ou posto de gasolina ou o que você precisar você sempre entra a esquerda no seu lado mesmo (lá a mão é inglesa) e segue até o destino. Não tem posto na beira da estrada, sendo sempre necessário pegar uma saída da estrada.

Porém ande na linha: literalmente, nada de deixar o carro estragar e não ter seguro para virem lhe rebocar ou consertar rapidamente: multa na certa. Nada de passar o limite de velocidade: multa na certa e das caras. Levamos uma multa lá de 500AUD por excesso de velocidade.

Outra dica: ative no seu GPS a opção de “avoid tools”. Dessa forma você evita passar em pedágios, que são bem carinhos na Austrália. E fique bem atento pois normalmente você não vê nada, pois os pedágios são simplesmente um sensor que lhe cobra o dinheiro através dos dados da placa do seu carro. Veja mais no site Linkt / Austrália.

A rota da nossa road trip na Australia

Primeiramente, decidimos ir de Brisbane até Nora Head, em New South Wales (822km de distancia).

Porque ir de Brisbane até Nora Head? Na verdade fomos olhando no mapa e a primeira ideia era ir até Sydney. Porém pensamos melhor e Sydney era uma cidade que poderíamos ir qualquer final de semana e aproveitar apenas Sydney, por ser um lugar muito grande e com muitas opções. Veja meu roteiro de Sydney nesse post aqui.

Então nosso ponto mais longe foi Nora Head que fica a 1h 30 min de distância de Sydney, dessa forma foi uma viagem bem tranquila, só conhecendo cidades pequenas, praias menos lotadas e com mais conexão à natureza.

Já que nossa viagem envolvia também o surf, que depende muito das condições do mar, fomos parando em algumas cidades conforme a previsão. E quando chegamos em Nora Head voltamos para Brisbane parando em outras na volta.

Nesse post aqui mostramos como economizar mais de 1500 AUD em 9 dias de road trip na Austrália, ou seja: 5 mil reais.

Road trip na Austrália: Dia 1

Véspera de Natal, 24/12/18, saímos as 8hs de Brisbane. Paramos na outlet Ashmore na Gold Coast por 2 horas e seguimos viagem (um dos lugares mais baratos para comprar em Queensland).

Dirigimos 203 km até Yamba. Conhecemos a cidade, e seguimos em direção a Port Macquarie. Porém ficamos sem bateria, sem internet e como já era tarde, paramos num posto para dormir.

Na Austrália essa é uma prática usual, dormir em postos de gasolina, em lugares de apoio. Isso é uma das coisas que a segurança lhe proporciona. Afinal o que te impede de dormir na estrada no Brasil? A mim só a falta de segurança mesmo, aqui não teria coragem, mas como estávamos num país seguro fazíamos tudo que podíamos, literalmente sentindo-se livres.

Dica: Esse posto de combustível foi um achado no meio do nada, com uma ótima área, com chuveiro quente, banheiro limpo, loja de conveniência aberta 24 horas, e um parque na frente com área de churrasco. Quando chegamos lá a ideia era apenas carregar o celular que estávamos sem carregador de carro, e ver o que faríamos. Mas não tivemos dúvidas em parar e passar a noite por ali mesmo. Aliás foi ali que fizemos nossa ceia de Natal.

Road trip na Austrália: Dia 2

Então é Natal… 25/12/18 Acordamos por volta das 4:30, com um lindo presente do Universo. Veja a vista do nosso quarto.

Tomamos café e dirigimos 100 km (1h de viagem) até Port Macquarie. Chegamos no horário do surf. Água gelada não tive coragem de entrar mas o maridão surfou a manhã toda, depois almoçamos ali mesmo na praia, estava acontecendo também um almoço comunitário na praça em função do Natal. Curtimos o dia na cidade, e conhecemos a praia Town Beach e a praia do Farol.

Na praia de Town Beach há o encontro do rio com o mar, sendo um lugar bem procurado para pesca, uma área com várias atividades para a família. Assim, o camping em frente à essa praia estava lotado (NRMA Port Macquarie Breakwall Holiday Park) e eu tenho certeza que esse é um ótimo lugar para passar uns dias com a família.

Nessa noite jantamos um kebab baratinho no centro e dormimos na rest área 24 horas (Plaza Car Park & Public Toilets).

Road trip na Austrália: Dia 3

26/12/18 Pela manhã a programação foi um surf na Town Beach e depois seguimos para as praias do Sul. Sempre indo sem rumo. A dica aqui é olhar o google maps na função satélite e ver as praias mais desertas, aparentemente e víamos a estrutura que tinha por perto. Era sempre assim a escolha dos nossos destinos. Seguimos para a praia Diamond Head.

Referência= Diamond Head Camping Ground, Crowdy Bay National Park. Esse é um camping no meio do parque Nacional, sem eletricidade, bem lindo e roots. Chegamos e fomos surpreendidos por um monte de cangurus no meio do camping.

Esse é um lugar que quero ficar quando eu voltar para a Austrália, um ambiente incrível. Como chegamos logo cedo, e estava com muito vento e sem surf seguimos viagem.

Passamos e curtimos umas praias pequenas Old Bar, Salt Water, Diamond Beach, Red Hat. Após o almoço seguimos para New Castle, onde chegamos fim de tarde e fomos direto para a New Castle Beach.

Praia de New Castle

Aproveitamos a praia, seguimos em direção a RedHead e fomos dormir em Caves Beach. Como ainda estávamos no caminho de ida não gastamos muito tempo em New castle, deixamos mais para a volta e antes fomos explorar outras praias.

Como eu já comentei, a Austrália tem muitas facilidades para a vida outdoor: praias com chuveiros e banheiros limpos, água de boa qualidade nos parques, água quente em alguns, para quem quer preparar um café ou um miojo, churrasqueiras e mesas nos parques. Sendo assim, fica muito fácil aproveitar e economizar em restaurantes e hospedagem. Paramos num posto de combustível com um banheiro enorme que parecia banheiro de shopping, tomamos banho por ali, jantamos e passamos a noite.

Referência: Posto Caltex Pacific Hwy, Belmont North, NSW 2280.

Road trip na Austrália: Dia 4

27/12/18 Tomamos café na praia…Caves beach e depois fizemos um surf na Harm beach (praia ao lado).

No meio da manhã fomos para a Cathrine Hill Beach e a praia ao lado do condomínio, uma praia bem deserta, após uma trilha de uns 5 minutos.

Seguimos para a Central Coast, na praia de Norah Head. Esse foi o ponto mais distante da viagem= 830 km longe de Brisbane.

Seguindo, paramos no Jenny Dixon Reserve onde fizemos almoço, tomamos banho e descansamos. Um dica muito importante para curtir a Austrália e todos os destinos de praia: acordar o mais cedo que puder para aproveitar bem, sempre íamos para a praia por volta das 7 h da manhã, fazíamos algum lanche ao meio dia e almoçávamos mais tarde com calma.

Depois do descanso, fomos passear na Norah Head, conhecemos a região do farol e decidimos voltar para Caves Beach que foi a praia que mais gostamos.

No caminho para a Caves beach paramos para apreciar o pôr do sol no Slade Park, um parque na estrada entre as duas praias. Voltamos e dormimos no mesmo lugar em Belmont.

Road trip na Austrália: Dia 5

28/12/18 Novamente acordamos nos primeiros raios de sol, tomamos café na Caves Beach com vista para a praia e já que a maré estava baixa, exploramos as cavernas, afinal não é à toa que Caves Beach tem esse nome.

Após uma manhã de surf na praia ao lado, partimos em direção a New Castle novamente (30km, 40 min). Almoçamos na Nobbys Beach, conhecemos um pouco de New Castle e partimos para Nelson Bay em Port Stephens.

Gente, que surpresa chegar aqui. As praias que passamos até então eram limpas, mar azul, mas Nelson Bay não tem onda, então a praia era incrivelmente cristalina. Esse é mais um dos meus lugares preferidos na Austrália.

Fomos até a Zenith Beach e as praias ao redor, um lugar tão agradável, com mercado de rua, picnic da comunidade. Amamos a praia.

Se por um lado tem essa calmaria, por outro é um lugar bem badalado e requintado. Ficamos na região da Marina onde estava acontecendo o Sacred Tree Markets, curtimos o por do sol dali com umas comidinhas de rua, e a noite jantamos no Maveriks.

Foi nosso jantar especial da viagem, para combinar com o lugar especial em que estávamos.

Road trip na Austrália: Dia 6

29/12/18 Mais um dia levantando com os primeiros raios de sol e fomos em direção a Seal Rocks: que praia mais linda, tomamos um café da manhã especial com vista para a praia. Essa é uma cidadezinha bem pequena, a rua da praia era sem saída, não pegava celular e ficamos ali nos aquecendo no sol, já que estava um frio bem considerável.

Seal Rocks

No posto em que dormimos em Belmont, um caminhoneiro nos recomentou ir até Forster, ele disse que era o lugar preferido dele. E assim seguimos a recomendação e amamos.

De fato Forster é linda, um pouquinho maior que a maioria das outras praias que passamos: a primeira praia era linda, cheia de pedras: a One Mile Beach.

One Mile Beach – Forster

A segunda praia linda também com uma piscina pública na praia. Porém, o mais lindo ainda estava por vir: um Lago azul reluzente lindo demais. As pessoas estavam ao redor desse lago fazendo atividades náuticas, jet ski, stand up padle, pesca, banho.

Passamos o dia todo em Foster, andamos pela cidade para comer alguma coisa e a pedida foi a clássica pizza de 5AUD na Dominos e comida asiática no shopping.

No fim da tarde resolvemos voltar para Port Macquarie, que adoramos, e ficamos para um surf no por do sol lá no farol.

Port Macquarie

Road trip na Austrália: Dia 7

30/12/18 Cedinho já estávamos na praia do farol. No meio da manhã decidimos conhecer o Hospital de Coalas: uma ótima opção para quem quer ver os animais sem serem explorados num zoológico.

Aqui eles resgatam coalas feridos das rodovias e mantêm os animais até estarem aptos a voltarem para o ambiente natural. Ao lado visite também a Roto House.

Seguindo, partimos em Direção a South West Rocks mas antes passamos na Hat Head National Park, onde há uma Praia no meio da reserva. Só conhecemos e voltamos para South West beach, onde almoçamos com um visual incrível.

South West Beach é um lugar dos sonhos, com um camping na beira da praia, lotado de famílias com crianças brincando, pais pescando…um lugar sensacional.

Coffs Harbour

Passamos por Coffs Harbour e fomos para Moonee Beach para ver cangurus no “Look at me now” na Nature Reserve Esse é um dos tantos parques onde podemos ver os cangurus no seu habitat natural. O parque é aberto sem cobrança de taxas e é cheio de cangurus. Lembre-se que os animais saem para se alimentar no por do sol, então é o melhor horário para vê-los.

Cangurus em Moonee Beach

Depois do pôr do sol fomos para Byron Bay. Porém chegando lá encontramos uma vibe que não estava sendo a nossa nesses dias. Como era quase véspera de ano novo, e Byron Bay é uma das praias mais badaladas, ela estava lotada e muito barulhenta rsrs. Parecíamos dois velhos quando chegamos, mas depois de passar sete dias quase no meio do mato e praia, sem badalação chegamos e ficamos um pouco incomodados e apenas dormimos por ali, nem curtimos muito a cidade.

Road trip na Austrália: Dia 8

31/12/18 Fomos logo cedo numa das nossas praias preferidas, a qual fomos dezenas de vezes enquanto moramos em Brisbane: Tallows Beach, em Byron Bay. O ruim dessa praia é que tem que pagar estacionamento que é 4AUD por hora. Então ficamos um período da manhã e fomos para Gold Coast para almoçar. Escolhemos almoçar na outlet Arbour Town e a tarde fomos para Burley Heads para encontrar uns amigos para comemorar o ano novo.

Road trip na Austrália: Dia 9

01/01/19 Nosso dia 09 de viagem e teríamos que trabalhar no outro dia. Então acordamos tarde, após o réveillon, comemos um Brunch (breakfast + almoço) e partimos para casa (Brisbane).

Total de km rodados

Nessa viagem fizemos 2.326 km, sendo a rota Brisbane até Nora Head (trajeto é 830 km), porém desviávamos para conhecer as praias no caminho que ficam um pouco afastadas da Pacif Highway.

Gastos da Road Trip

Aqui nesse post mostramos como economizamos em torno de 5 mil reais nessa road trip de 9 dias nas estradas da Austrália.

Cidades e praias visitadas

Partimos de Brisbane e conhecemos esses lugares, listados conforme ordem no mapa de norte à sul:

Brisbane; Gold Cost  (Burghleid Heads); Byron Bay (Tallows Beach); Yamba; Moonee Beach (parque para ver cangurus); Coffs harbour (uma das cidades maiores na região); South West Beach; Hat Head; Port Macquarie (Koala Hospital, Light House Beach, Town Beach); Reserve Diamond Head (camping com cangurus), Old Bar, Diamond Beach, Red Head (essas últimas são só praias pequenas no meio do caminho); Forster ( tem muita opção aqui como o Wallis lake, a main Beach e a One Mile Beach), Seal Rocks (praia pequena também só de passagem), Port Stephens  (Nelson Bay), New Castle (cidade maior com várias praias), Caves Beach, Catherine Hill Bay Beach (praia pequena ) e Nora Head (cidade intermediária com praia e parques legais).

Onde ficar na Road trip

De fato, entramos no espírito australiano e queríamos aproveitar a vida ao ar livre. Além de ser uma época entre Natal e Ano Novo, que além de cheio os preços estavam absurdos, partimos com a intenção de ficarmos em campings.

Porém, até os campings estavam ficando lotados e não tínhamos roteiros definidos. Como na Austrália há banheiros com chuveiros públicos em todas as cidades, bem como água para beber, churrasqueiras nos parques, e várias áreas de apoio para descansar, resolvemos dormir mesmo no carro. Assim partimos em busca das rest áreas e camping gratuitos no caminho.

Onde comer

Outra coisa muito cara na Austrália é alimentação. Não comida em supermercado, mas a alimentação em restaurantes. Dessa forma o que fizemos foi comprar as coisas no supermercado e fazíamos nosso almoço.

Dessa forma, compramos itens que não estragava tão fácil como enlatados (feijão enlatado, atum), tínhamos geleia para o pão, café em sachê (era só encontrar uma torneira com água quente e pronto – coisas que se encontram em barbecue áreas na Austrália).

Assim, para os almoços algumas vezes comprávamos um frango assado e um saco de saladas (na Austrália tem mix de salada fresco e pronto para consumir), ou pegávamos salsichas e legumes e fazíamos grelhados nas churrasqueiras que tem disponível nos parques. Foi isso.

Aplicativos úteis

CamperMate – opções de camping free ou pagos. Check aqui a infraestrutura de cada um antes de sair procurando na estrada.

Fuel Map – encontre os postos de combustível próximos e compare preços

Travellers Autobarn – nesse você encontra informações como local de áreas de camping, banheiros públicos, postos de combustível, pedágios, ATM, acesso a wi-fi,

Beach Safe – aqui você tem acesso a todas as informações das praias: se tem tubarão, quais as condições do mar, maré, vento, correntezas.

The outbound – aqui você tem acesso a várias aventuras como hiking, trekking,

Free Wifi Finder – ache lugares com acesso free de internet

Posts recentes do blog

Reserve sua viagem pelo blog

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão...
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.