Mai Viagens –

Aracaju: A Orla mais bonita do Brasil

Aracaju, capital de Sergipe está localizada entre Maceió – AL (280 km ao norte) e Salvador – BA (317 km ao sul). O turismo por aqui tem aumentando aos poucos, não sendo ainda uma capital tão explorada quanto as capitais vizinhas. De fato, Maceió é muito procurada pelo mar caribenho, e Salvador pelas badalações e praias lindas.

Já Sergipe, sendo o menor estado brasileiro em extensão territorial, ainda está tímido no turismo, não possuindo um mar azul como os estados vizinhos, mas possui muitas atrações que compensa a visita, e se torna um destino mais procurado também pela tranquilidade do local.

Atenção Mulheres!! Você que ama o nosso nordeste, eu fiz um grupo só para nós mulheres, com a ideia de trocarmos experiências, dicas de hospedagem, gstronomia, caronas, parcerias e enfim … um grupo de ajuda mútua entre nós que moravamos, viajamos ou sonhamos em conhecer o nordeste. Clica aqui para entrar no grupo e vamos continuar planejando nossas viagens.

Como chegar

Aracaju possui o aeroporto Santa Maria, localizado próximo da orla de Aracaju (7 min de distância) o qual recebe voos diretos e diários vindo das principais localidades: Campinas, Guarulhos, Brasília, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

Quando ir

Assim como o restante do nordeste, por aqui o ano todo é verão. Entretanto, de março à agosto é o período chuvoso em Sergipe. Além disso janeiro e fevereiro é a alta estação. Assim, a melhor época para visitar Sergipe e pegar dias de sol, e sem muito turista é de setembro a dezembro. Além disso, em junho acontece as festas de São João, muito tradicionais no Estado, o que faz com que Aracaju recebe milhares de turistas para aproveitar os festejos.

O que fazer em Aracaju

Veja aqui 7 motivos para conhecer Aracaju!!

Aracaju tem várias opções de turismo, assim como há opções mais afastadas da cidade e nas cidades vizinhas. Então, se você vem para Aracaju e quer ficar apenas por aqui, as opções são:

Você gostaria de alguém para montar todo o seu roteiro personalizado, e assim não ter estresse para organizar a sua próxima viagem? Não perca mais tempo e entre em contato comigo através do email:  blogmaiviagens@gmail.com

Opções Turísticas em Aracaju

Primeiramente já adianto uma dica: se você vem e vai se hospedar em hotel, reserva hotel na orla. É lá que ficam as melhores opções. Feito isso, veja os programas que você pode fazer a pé, e que ficam na orla de Aracaju:

Passeios na orla de Aracaju

Feiras de artesanato: Feira do Turista, Passarela do Artesão, Centro de Arte e cultura

Comidas típicas: praça alimentação atrás do Centro de Arte e Cultura. Você vai encontrar tapiocas, escondidinho, tortinhas, pasteis, cuzcuz.

Projeto Tamar e oceanário, fique ligado na programação para ver a soltura das tartarugas. É lindo.

Arcos e praias da Atalaia: Cartão Postal de Aracaju, são os arcos. A praia aqui é mais frequentada por locais em virtude do fácil acesso pelo terminal de ônibus. As praias mais turísticas ficam à esquerda dos arcos.

Lagos da Orla: Lugar ideal para pedalar, caminhar, andar de skate, sentir a brisa do mar a noite enquanto faz uma caminhada.

Passarela do caranguejo: Rota gastronômica de Sergipe, assim, escolha um barzinho para sentar e apreciar uma boa culinária.

Forró no Cariri e casas de show: aqui tem opções de comida ao som de muito forró.

Passeios ao Sul da Orla da Atalaia

Orla Pôr do Sol: A orla pôr do sol fica a beira do rio Vaza Barris. Aqui, você pode vir na maré baixa, pegar uma lancha e desfrutar de algumas horas na Croa do Goré, ou então venha em um final de tarde para ver o melhor por do sol de Aracaju. Há opções de bares com música ao vivo, ou mesmo você pode escolher praticar esportes como stand up paddle, ou simplesmente sentar e apreciar a vista.

Croa do Goré: O acesso se dá por lancha a partir da orla por do sol. Essa é uma ilha formada na maré baixa, onde os bancos de areia ficam visíveis e você pode relaxar até a maré encher.

Praia do refúgio: Aqui ficam as melhores praias, com boas barracas para petiscar, como o Parati ou o Duna Beach Club.

Passeios na região central de Aracaju

Saindo da Orla, em direção ao centro, você passará pelos seguintes pontos turísticos, nessa ordem, o quais podem todos serem visitados no mesmo dia, e todos os passeios são gratuitos:

Shopping Rio Mar, atravessando a ponte você entrará no bairro 13 de Julho onde pode fazer caminhadas no calçadão da 13 de julho, passando pelo Mirante (vista do encontro do Rio Sergipe com o mar e o manguezal da treze de Julho), logo após o calçadão, na curva do Rio Sergipe você avistará a Praia Formosa. esse é um ótimo lugar para caminhar e tirar umas fotos.

Seguindo mais a frente, você verá o largo da gente sergipana e do outro lado da rua o Museu da Gente Sergipana. Se estiver de carro aconselho estacionar por aqui e fazer todos esses destinos a pé: logo a frente, em sentido centro você passará pelo centro histórico, Praça Fausto Cardoso, a catedral, calçadão da João Pessoa e Laranjeiras, museu do artesanato.

Seguindo na beira do rio, mais a frente é a vez dos mercados municipais Antônio Franco, com seu emblemático relógio no centro, Thales Ferraz, o qual serve como centro de especiarias gastronômicas, como as famosas castanhas, e por fim o mercado Albano Franco, onde há comércio de peixes, frutos do mar e hortifrutigranjeiros.

Se você ainda tem tempo e não está cansado, você pode visitar a Igreja Santo Antonio e a colina com uma bela vista da cidade, a 1,8 km do mercado, e também a 2 km do mercado municipal tem o Parque da cidade, onde você pode visitar o zoológico e andar de teleférico.

Teleférico Parque da Cidade
Colina Santo Antônio

Dica

Marinete do Forró é realizada todas as sextas-feiras em Aracaju, ao embalo do tradicional forró pé-de-serra, partindo do Oceanario às 14:30 e parando no Calçadão da Praia Formosa, passando também no Largo da Gente Sergipana, Centro de Artesanato Chica Chaves, mercados centrais e Centro Cultural.

https://www.youtube.com/watch?v=sD7-TwaYv0A

Bate e Volta a partir de Aracaju

Se você tem mais dias na Região, sugiro alguns passeios bate-volta:

São Cristóvão (31 km de distância): cidade histórica, sendo a quarta cidade mais antiga do país e foi a primeira capital de Sergipe

São Cristóvao

Laranjeiras (32 km de distância sentido norte): cidade histórica com arquitetura colonial.

Lagoa dos tambaquis (51 km de distância): restaurantes a beira da Lagoa dos Tambaquis, local agradável para um almoço em família e possibilidade de descansar na beira da Lagoa.

Parque dos Falcões (57km) e Serra de Itabaiana (esse último para quem gosta de trilhas, e cachoeiras).

Mangue Seco (121 km a sul): fica na divisa da Bahia, aqui você faz um passeio de balsa até chegar no destino e depois aluga um Buggy para andar pelas dunas onde foi gravada a novela Tieta.

Cânions do São Francisco (211 km): esse é um dos passeios mais vendidos para quem vem a Aracaju. O tour dura o dia todo, a saída é por volta das 6h da manhã do hotel, chega em Xingó por volta das 11h e pega o catamarã, o qual percorre o rio São Francisco em torno de 1h30 até chegar num local para ganho. O passeio é lindo, vale a pena, porém o bate-e-volta é cansativo em virtude da distância.

O que comer

Se você está hospedado na Orla, opções não faltam para você se alimentar. O que pode ser até comidinhas típicas da feira do artesanato, como escondidinhos, tapioca, cuscuz, pasteis. Ou o tradicional caranguejo na passarela do caranguejo.

Na orla há opções para todos os bolsos e gostos. Sugiro um hamburguer gourmet e uma cerveja artesanal no terra Tupi, um Temaki no Mori, buffet de almoço com churrasco no Gralha Azul ou Sal e Brava.

Se você está com amigos e familiares e cada um gostaria de experimentar algo diferente, então vá para a praça de alimentação do Carrara Food Park. Lá tem várias opções.

Restaurantes mais refinados: indico uma tábua de frutos do mar no porto Madero, pratos do chef no Restaurante Sollo (a 5km da passarela), ou uma comida oriental no Muratto (na rua de trás da orla).

Agora se você procura um lugar turístico e badalado, sem dúvidas experimente o Cariri .Além disso, após o jantar fique para aproveitar a pista de dança até a madrugada.

Café da manhã ou lanche da tarde: Há poucas quadras da orla você encontra a delicatessen Pandoro, bem como o açaí da Augusta que funciona 24h.

Outros dois restaurantes excelentes que ficam na Avenida Beira Mar no Bairro 13 de Julho são os restaurantes Mangará (comida típica nordestina) e o Restaurante do Ramiro (experimente carne de sol com purê de leite: uma delícia).

Almoço na praia? Então a dica é aproveitar as barracas de praia Parati (9km da passarela do caranguejo)  e Duna beach Club (15 km da Passarela)

Baixe o e-book gratuito do blog sobre destinos baratos para viajar

Onde se hospedar:

Opção mochileiro: Aju Hostel e Pousada (camas em dormitórios, apartamentos individuais e suítes família).

Intermediário: Ibis Budget, Pousada Encantare,

Super Aconchegante: Del Mar, Radisson Hotel, Celi Hotel

Por fim, não deixe de salvar esse Pin e comentar o que achou do post.

Está planejando sua viagem? Faça suas reservas por aqui!
Você pode verificar todos os serviços do blog nesse link aqui.

🧳 Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏠 Ganhe descontos na sua 1ª reserva pelo AIRBNB
✈︎ Compre sua passagem pelo Skyscanner
🗺️ Feche pacotes de viagens pelo Hotel Urbano
🚗 Reserve seu carro na Rentcars
🎠 Compre os ingressos e evite filas no Get Your Guide
⛱️ Faça seguro viagem com a Seguros Promo
📱 Precisa de chip internacional? Compre na Viaje Conectado

Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão... 
Porém você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.

Não deixe de me acompanhar também nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e tiktok, e divulgar essas dicas com os amigos.