Mai Viagens –

Pandemia solidária: 21 ideias para ajudar na quarentena

Os detalhes nunca são meros. Assim, para você pode parecer um detalhe cada um desses 21 itens, mas se você puder fazer um, dois ou mais desses itens, estará ajudando muita gente nesse surto do coronavírus. Leia até o final e ajude o próximo nessa quarentena: faça uma pandemia solidária.

Mais da metade da população brasileira está em isolamento em razão da crise do coronavírus. Mas será que isolados dentro de casa podemos colaborar com a saúde física e mental da nossa sociedade?

Veja como é fácil construir e fazer parte de uma pandemia solidária..

A fim de contribuir, listei aqui 21 itens que parecem tão simples para muitos de nós, e que fazem muita diferença na vida de outras pessoas. Se não pudermos escolher todos os itens para executar, quem sabe escolhermos alguns e vamos nos propor de fato a ajudar?

21 ideias para fazer desse surto uma pandemia solidária:

1. Fique em casa

A primeira recomendação é justamente essa, a mais lida, a mais ouvida, uma hashtag com 2 milhões de posts no instagram, e mesmo assim muita gente não se importa.

Mesmo que você não seja do grupo de risco e não está muito preocupado, ou acha que tem boa imunidade e que não vai se contaminar, preste atenção: Não faça isso por você, mas faça pelos seus avós, pelos seus pais, pelos pais de seus amigos.

Assim, mesmo que você não demonstre sintomas da COVID você pode estar infectado e ajudar a disseminar o vírus. Então, por favor, se informe mais e #Fiqueemcasa. Esse é o primeiro passo para uma pandemia solidária.

2. Não estoque álcool gel e máscara em casa

Desde o começo da pandemia, aliás quando ainda nem era reconhecida como pandemia já se falava: Não estoque álcool gel e máscara, deixe para uso dos agentes de saúde, esses que estão em contato direto com os contaminados e correm um risco muito maior de ficarem doentes.

Não pense só em você: aliás um médico contaminado será um médico a menos no enfrentamento da pandemia. Um médico contaminado sem sintomas pode transmitir para um paciente. E muitos médicos estão trabalhando com a falta de EPIs, então não estoque esses itens.

Fique em casa. Em casa, certamente, você tem acesso à torneira com água e sabão, então lave as mãos. Em casa você já está isolado socialmente, então o uso de máscaras pode ser evitado.

Porém, se você está em casa e isolada de outros moradores, você pode usar uma máscara improvisada. “Foi solicitado aos cidadãos […] para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no domicílio.”

E se mesmo assim for inevitável a compra, compre álcool gel e máscaras mas com moderação. Pense no próximo. Pratique a solidariedade nessa pandemia.

3. Não estoque comida

No mesmo sentido do álcool 70% e das máscaras, pense no próximo e não estoque comidas. Faça a compra essencial para um mês, por exemplo, para evitar sair de casa. Mas não compre em excesso. Pense nas pessoas que não tem condições de estocar, que podem acabar ficando sem certos produtos, além do preço subir devido à procura.

4. Antecipe pagamentos

Você sabia que 210 milhões de brasileiros, e 38 milhões de informais podem ficar sem renda nessa pandemia. Então, você que tem prestadores de serviços como faxineira, manicure, massagista, cabelereira, jardineiro, que tal adiantar o pagamento de alguns serviços?

5. Doe cestas básicas

Da mesma forma que o item anterior, muitos brasileiros não terão o que comer. Além dos que tem casa e não tem alimentos para cozinhar, também há aqueles que não tem nem teto e com o isolamento receberão menos atenção da comunidade. Pense se você pode ajudar, se você tem algum vizinho desempregado, algum amigo e se ofereça para ajudar.

6. Organize a sua casa e ajude a quem precisa

Nada como aproveitar o tempo para organizar a casa. Organizar gavetas, armários, e separar coisas que não estão em uso e só estão ocupando espaços no seu guarda-roupas por exemplo. Pense que muitos desses itens pode ser muito útil para outra pessoa. Limpe sua casa e doe o que você não estiver usando.

7. Compre alimentos e medicamentos para pessoas do grupo de risco

Da mesma forma que muitos não tem dinheiro para comprar, outros não tem facilidade com delivery, e não tem familiares para comprar por eles e seria necessária a quebra do isolamento para ir até um supermercado ou farmácia. Mas se essas pessoas estiverem num grupo de risco a perigo será muito maior. Que tal se oferecer para fazer compras para essas pessoas? Se você já vai ter que ir ao mercado o que custa ajudar mais uma, duas, três pessoas? Fará uma diferença enorme para cada um deles.

8. Compre e ajude comércios locais

Muitas pequenas empresas irão falir nessa crise se não ajudarmos. Então se precisar comprar medicamentos, alimentos, dentre tantas outras coisas, que tal ajudar aos pequenos? Aqueles do teu bairro. Pense neles, par você pode sair um pouco mais caro ou menos cômodo, mas para eles pode fazer uma diferença enorme.

Além disso você pode aproveitar o tempo para aprender 5 ideias simples e que podem te render uma grana extra nesta quarentena!

9. Divulgue serviços locais

Se você conhece um prestador de serviços que está trabalhando online, delivery, ou prestando algum serviço que não parou nessa pandemia, ajude a divulgar. Use o whatsapp, seu instagram, facebook e ajude essa pessoa a manter o seu negócio.

10. Faça a economia girar

É muito importante que a economia não fique estagnada, uma compra online ajuda o produtor, ajuda o vendedor, ajuda o entregador. Pense nisso e se você pode e está precisando de alguma coisa não deixe de ajudar por meio de compras online e sistema delivery.

Se você quer poupar em compras pela internet também acesse a esse app de Cash Back e instale ele como uma extensão do seu navegador de internet e receba dinheiro de volta nas suas compras. Eu uso e super indico.

11. Não cancele viagens, remarque

Seguindo a linha da economia, perceba que um dos setores mais atingidos é o setor de turismo. Para muitos de nós não faz diferença ter o reembolso ou crédito, visto que no futuro iríamos usar a passagem. Mas pense que se todos pedirem reembolso muitas empresas terão que fechar suas portas por não ter caixa para rodar, pagar funcionários e demais despesas. Então se você pode remarcar, remarque.

12. Leia, se informe e conscientize a sociedade

Se você está lendo esse texto, significa que você tem acesso à informação, significa que você tem internet, que sabe ler, que está conectado com as notícias diárias. Mas você sabia que 70% dos brasileiros não tem acesso à internet e que o Brasil ainda tem 11,3 milhões de pessoas maiores de 15 anos sendo analfabetas? Você sabia ainda que três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no País – 29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas – são considerados analfabetos funcionais?

Então você é um privilegiado de estar aqui, é seu dever se informar e ajudar a conscientizar a população.

13. Não repasse (fake) News sem saber a veracidade

Da mesma forma, ajude a conscientizar sobre o certo e ajude a não disseminar fake News. Principalmente agora, que todo mundo está em casa, o número de produtos de conteúdo aumentou absurdamente.

Os influencers estão perdendo espaço porque a concorrência tem aumentando exponencialmente, todo mundo se torna especialista no facebook e instagram, com conteúdo vindo de todo lado, e muitas vezes conteúdo sem fundamentação alguma. Então busque a fonte, e não envie vídeos e notícias que não sejam verídicas.

14. Instrua pessoas no recebimento de ajuda financeira

O governo divulgou que ajudará com R$600,00 informais que não poderão trabalhar nessa pandemia. Mas como muitas pessoas serão ajudadas se elas nem tem acesso à internet, e com o isolamento social o acesso à informação estará mais limitado ainda?

Pense nessas pessoas, algum conhecido, e ajude a orienta-los ou até mesmo ajude a realizar o cadastro para o recebimento do auxílio. Esse item é essencial, você não gasta nada e pode ser solidário em meio à pandemia.

15. Assista lives beneficentes

Escrevi um post inteiro sobre o benefício das lives, mesmo sem doar você estará ajudando o artista a arrecadar dinheiro. Muitos prometeram doar todo o valor arrecadado, então faça a sua parte também. Veja mais nesse post aqui.

16. Voluntarie-se

Veja na sua cidade grupos de voluntários e como você pode ajudar, talvez doando sangue, doando alimentos, roupas. Lembre-se que o pouco para você pode ser muito para alguém.

Pandemia solidária: Você pode ajudar

17. Se é doador, doe sangue

Muitos bancos de sangue estão com os estoques zerados devido a pandemia. As pessoas não têm saído de casa e muito menos doado sangue. Mas já pensou que as doenças não esperam a pandemia passar? Então se você é doador, procure um banco de sangue da sua cidade e doe. Aproveite a dica: A uber está dando corridas de graça para quem doar sangue.

18. Colabore com uma mãe

Muitas mães não puderam entrar na quarentena, e muitas delas justamente para assegurar a saúde sua e da sua família, como é o caso dos agentes de saúde. Mas com as escolas e creches fechadas, como fazer? Se você tem alguém próximo nessa situação, e se você pode ajudar, ofereça ajuda. Aproveite e veja aqui 75 ideias de como entreter os pequenos na quarentena.

19. Mantenha contato, ajude um amigo virtualmente

Muitas pessoas estão com altos níveis de ansiedade, angustia, depressão. Fatores esses que pioram com o isolamento social. Você já pensou que uma visita virtual pode ajudar? Faça sua parte.

Telefone, mande mensagem, aproveite seu tempo para rever velhos amigos e colocar o papo em dia. Bem como para ver como estão seus familiares e amigos mais próximos.

20. Fique bem mentalmente e fisicamente, assim você pode ajudar o próximo

Além de você se sentir melhor, você estará bem para quando um amigo ou familiar precisar do seu apoio. Então faça exercícios, medite, ore, faça pilates, yoga, existem vários cursos para manter a saúde, fazer exercícios em casa. Aproveite e aprenda a meditar.

21.Não propague o medo e a ansiedade: propague luz em meio ao caos

O assunto mais falado no momento é o coronavírus, e as mortes que ele tem causado. Mas você já parou para pensar que só falar em desgraça nos deixa mais tensos e ansiosos? Se alienar não é a solução, mas troque um dia de noticiários por uma boa comédia e veja como você estará se sentindo melhor.

Da mesma forma quando tiver conversando com amigos tente mudar o foco, não fale só em coronavírus, mantenha um diálogo mais prazeroso e leve. Ajude outros também a saírem desse modo de ansiedade. Aprenda como manter-se equilibrado.  É fácil ser solidário nessa pandemia, não acha?

Não vamos usar a justificativa do isolamento social para ficarmos trancados em casa sem colaborar, esperando o tempo passar.

Somos uma sociedade e se cada um der um passo podemos ajudar muitas pessoas.

Pessoas essas que talvez não tenham saúde física ou mental suficiente para passar por essa pandemia, ou que não tenham dinheiro para enfrentar mais quinze, 20, 40 dias de isolamento, ou que não tem discernimento para fazer o que é certo ou errado.

Podemos ajudar! Faça parte dessa pandemia solidária.

Lembre-se: Não existe só desgraça na pandemia. Existe uma beleza oculta por traz de todas as situações, veja esse post aqui.

Uma boa e solidária pandemia a todos nós.

Gostou do texto?

Não deixe de me acompanhar nas redes  sociais Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest, tiktok, peoople, e divulgar essas dicas com os amigos.

Adicionalmente, se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar meu trabalho. Além disso, fique ligado para receber mais dicas como essa.

Baixe o e-book gratuito sobre destinos baratos para viajar

Que essa pandemia acabe o mais breve possível, e que de fato seja uma pandemia solidária.

até as próximas dicas. bjs Mairim